ABA Marketing in Salvador 2018 inspira profissionais da região
Os aspectos mais importantes para que os profissionais de marketing mantenham a relevância de seus negócios e marcas foram debatidos durante o ABA Marketing in Salvador, realizado na manhã de hoje (4), no hotel Intercity, na capital baiana. A programação teve como tema central Os Novos Desafios do Marketing e contemplou não somente o dinamismo da área, mas os impactos que incidem sobre ela, com as novas demandas sociais e mudanças no comportamento das pessoas no consumo de mídia e conteúdo.
Na abertura do evento, com o auditório lotado, a presidente executiva da ABA, Sandra Martinelli, ressaltou a importância da abertura da programação de eventos em 2018 acontecer na Bahia, reforçando o papel da entidade em disseminar conhecimento em todo o País.
Na sequência, o painel Propósito e Relevância: A Combinação que dá Química para as Marcas iniciou a série de debates, abordando os obstáculos que as marcas encontram para se diferenciar das concorrentes em meio à proliferação de pontos de contato com os consumidores. A sessão contou com uma apresentação de Eraldo Carneiro, gerente de Marcas, Publicidade e Mídias da Petrobras e conselheiro da ABA, e teve como moderadores Ana Coelho, presidente da Associação Baiana do Mercado Publicitário (ABMP), e Márcio Viana, presidente da Associação de Marketing Promocional (AMPRO) Norte/Nordeste. O papel mais ativo das pessoas no relacionamento com as marcas e, consequentemente, a demanda para que as empresas assumam posicionamento autêntico e compromisso com os anseios sociais ficou claro para os participantes.
O segundo painel, com o tema Marketing de Entretenimento – Engajamento por meio do Conteúdo, trouxe à tona o impacto da busca do público por momentos de diversão e descontração na conquista do engajamento por parte das marcas. Em sua apresentação, Marcela de Masi, coordenadora de Comunicação e Marca de O Boticário, abordou a importância de os gestores de marketing conhecerem profundamente sua audiência e os perfis de comportamento e de compra de seus consumidores.
Já Wilson Mello, general secretary da Danone e diretor da ABA, demonstrou o case da marca de suplemento nutricional Fortifit, que, em sua primeira campanha digital, recorreu a oito influenciadoras para engajar as consumidoras em um diálogo sobre saúde, com a campanha “Celebra a Mulher que Você se Tornou”.
Em seguida, Américo Neto, presidente da Associação Brasileira de Agências de Publicidade da Bahia (Abap-BA), compartilhou com o público presente um panorama abrangente do marketing de entretenimento, passando pelas preferências dos jovens a exemplo de marcas que tiveram ações bem sucedidas nesta vertente como Lifebuoy, Swarovski, Omo, Lego, Samsung e Red Bull. Os exemplos citados por Neto deixaram claro que o vídeo desponta como caminho forte. Além disso, ele ressaltou a importância de aspectos como atratividade, pertinência, interação e inovação no desenvolvimento de conteúdos atrelados aos momentos de lazer. A moderação do debate sobre o tema foi de Juliana Jozzolino, diretora de Mercado da Rede Bahia.
A última sessão do evento, com o tema Consumidor Multimídia – As Transformações na Forma de Produzir Conteúdo e Planejar Mídia, contou com abertura de Gustavo Queiroz, presidente do Sindicato das Agências de Propaganda da Bahia (Sinapro Bahia), que apresentou dados sobre o público brasileiro comprovando a efetividade da presença multiplataforma das marcas.
Na sequência, os participantes do ABA Marketing in Salvador presenciaram uma verdadeira aula sobre o tema ministrada por Jussara Calife, gerente de Marca Devassa da Heineken. Em uma apresentação recheada de dados, ela abordou as expressivas mudanças no perfil dos consumidores, especialmente os jovens, cada vez mais ligados aos dispositivos móveis. Assim como Neto, Jussara também destacou o crescimento exponencial do consumo de vídeos no ambiente digital. A importância da presença multiplataforma e do planejamento das campanhas foi outro ponto defendido na disputa pela atenção dos consumidores. A gerente demonstrou esse processo na prática expondo o trabalho de relançamento da cerveja, com o case Sessão Devassa Puro Malte de Cinema, que explorou um mix de pontos de contato com TV, redes sociais e realização de eventos.
Após uma manhã absolutamente inspiradora, o jornalista José Raimundo, da Globo / Rede Bahia encerrou o evento.