A ABA – Associação Brasileira de Anunciantes é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 1959, que reúne as maiores empresas anunciantes do Brasil, responsáveis por cerca de 70% dos investimentos em propaganda realizados no País.
A entidade foi criada para representar, defender interesses comuns e contribuir para a contínua evolução e profissionalização das empresas anunciantes.
O movimento para instituir a entidade foi inspirado nas associações de anunciantes existentes na França, Inglaterra, Canadá e Estados Unidos.
Foi decisivo, também, o fato de os anunciantes terem tido pouca oportunidade de discutir e defender seus interesses no 1º.Congresso Brasileiro de Propaganda Executiva, realizado no Rio de Janeiro, em 1958.
Percebeu-se que seria necessário não apenas reunir os anunciantes em torno de objetivos comuns, para fortalecer suas posições, mas também ajudá-los a entender melhor as especificidades da atividade publicitária. Por isso, desde o início, estabeleceu-se um intenso programa de cursos, palestras, seminários e encontros com a finalidade de aprimorar os conhecimentos dos profissionais.