Evento da ABA Rio debate desafios da comunicação integrada
ABA Rio realizou nesta quinta-feira (4 de dezembro), no Rio de Janeiro, a oitava edição do Fórum de Comunicação Integrada de Marketing.
A palestra de abertura teve como foco o debate sobre os paradigmas do planejamento de comunicação na atualidade. Eduardo França, professor de Comunicação da ESPM Rio, tratou o assunto sob a perspectiva acadêmica, mostrando os modelos e padrões adotadas nessa área atualmente.
Na sequência os participantes acompanharam a palestra de Alessandro Barbosa, CEO da E-Life, sobre gestão de reputação em redes sociais. O desafio nessa área, como enfatizou o especialista, tem sido justamente administrar o fim das fronteiras entre as disciplinas de comunicação, MKT, relacionamento e atendimento.
Rique Nitzsche, sócio-executivo da IgG, abordou, na palestra seguinte, as estratégias de integração relacionadas à área de marketing esportivo, mostrando como é possível, nesse caso, envolver todos os stakeholders, atuando com uma abordagem efetivamente integrada.
Ainda entre as palestras mais técnicas, destaque para a apresentação de Ricardo Monteiro, diretor geral da GfK Measurements & Insights Brasil, que discorreu sobre a influência da qualidade de dados na construção de planos de comunicação, explicando a diferença entre banco de dados consolidado e fusão de dados, e detalhando o que há de mais atual no mundo em mensuração de audiência e comportamento.
O Fórum contou ainda com a exposição dos seguintes cases: “Tim Music na Estrada”, “Informa, Forma, Transforma” (da Firjan), “Rock in Rio” e “Metrô Rio”.