Portal ABA - Marketing para transformar
O marketing está em constante transformação, reinventando-se a cada dia, multiplicando seus pontos de contato e as formas de relacionar-se com as pessoas. Esse novo momento requer diferenciais de posicionamento das Marcas, buscando novas fronteiras no market share.
Com esse pensamento, definimos a nova Missão da ABA – Ser agente transformador e de geração de valor para as empresas associadas e a sociedade, promovendo a excelência e as melhores práticas do marketing e da comunicação.
Queremos ampliar a dimensão e impacto das ações de Marketing nas estratégias das empresas como alavanca de negócios e de valor para as marcas. Isso significa conferir, cotidianamente, mais atenção a cada uma de suas iniciativas, tocar de forma genuína, seu consumidor envolvendo-o em sua história, e acima de tudo integrar e ligar as estratégias em seus diversos pontos, otimizar e tornar eficaz a geração de resultados.
A criação do Grupo de Líderes, é um exemplo disso, liderado por Guilherme Loureiro, presidente do Walmart Brasil, e integrado pelos CEOs, Juan Carlos Marroquin (Nestlé); Alberto Carvalho (P&G); Claudia Sender (TAM); Gino di Domenico (Brasil Kirin); e Luiz Carlos Dutra, Co-presidente do Conselho da ABA e Vice-presidente da Votorantim, que junto comigo estão comprometidos em ajudar na inclusão do marketing como elemento fundamental e de sucesso para os negócios.
Entendemos que estes pilares são fundamentais para reforçar a nossa atuação como agente de transformação em todas as atividades. Isso quer dizer que reorientamos as ações de nossos Comitês Técnicos e de Melhores Práticas e reformulamos a proposta do Programa ABA de Desenvolvimento Profissional.
Fortalecemos nossa atuação em Advocacy, que tem como missão central defender de forma permanente e intransigente a liberdade da comunicação comercial, representando, defendendo e orientando os interesses dos anunciantes brasileiros; defender o conceito e a prática da responsabilidade do anunciante e da propaganda, estimulando a autorregulação; e manter vivo o diálogo com a sociedade.
Portal ABA
As mudanças impactam também a nossa comunicação, com o lançamento do Portal e a reformulação da Revista ABA.
O Portal ABA é a interface digital da ABA com os executivos de suas associadas, bem como de toda a cadeia produtiva da comunicação comercial.
Mais do que gerar e disponibilizar conteúdo para os envolvidos com a comunicação e o marketing, o novo portal tem como proposta transceder os limites de atuação da própria associação, viabilizando acesso ao conhecimento gerado também por outras entidades, empresas, instituições de ensino, prestadores de serviço, governos, imprensa especializada etc.
Nessa sua primeira fase, o Portal ABA destaca-se como plataforma de comunicação para organizar e distribuir conteúdos relevantes para a indústria publicitária, além de fortalecer o network entre os profissionais, independente de sua posição nessa cadeia.
O foco principal dessa troca de informações, no entanto, deve ser a promoção do “marketing para transformar”, em linha com a nova missão da ABA.
No dia a dia, isso significa priorizar iniciativas que inspirem as empresas a adotarem novas práticas; e compartilhar experiências inovadoras, responsáveis por ajudar as organizações a implantarem modelos e processos mais alinhados com a realidade atual do marketing.
Para facilitar o fluxo de informações, foi definida a criação de 14 canais, cada qual dedicado a uma das disciplinas que compõem o universo da comunicação e do marketing:
- Branding
- Comunicação Corporativa
- Comunicação Integrada
- Conteúdo de Marca
- Inteligência de Mercado
- Jurídico
- Mídia
- Patrocínios
- Produção
- Relações com o Consumidor
- Relações Governamentais
- Sourcing
- Sustentabilidade
- Trade Marketing
A curadoria de conteúdo desses canais é feita pelos dirigentes dos Comitês Técnicos e de Melhores Práticas da ABA, com o objetivo de divulgar tudo o que faça sentido para suas respectivas áreas e que ajudem a enriquecer o aprendizado de quem atua em cada segmento. Assim, é naturalmente relevante o que é produzido no âmbito de cada Comitê. O Portal ABA, entretanto, não está limitado à divulgação dessas atividades e conhecimento. O mais importante é fazer circular as inúmeras informações que gravitam em torno de cada uma dessas áreas, valorizando a comunidade do marketing.
Entre as vantagens dessa nova plataforma de comunicação da ABA, destaque para a área dedicada aos eventos que compõem o Programa ABA de Desenvolvimento Profissional. Os interessados nos workshops, fóruns e seminários da entidade passam a ter fácil acesso a uma série de serviços para o pré e o pós evento.
Como é da natureza de todo projeto desenvolvido para a internet, entendemos que o Portal ABA tem muito o que evoluir e, para isso, contamos com o feedback das associadas e do mercado, fundamental para orientar os rumos e características das próximas etapas.
Obrigado.
João Campos
Presidente