sexta, 27 de dezembro de 2024

O “T” da transformação

Depois de 14 anos de atuação, a REF Comunicação ganha novo sócio — e uma nova letra em sua marca. A agência, fundada por Ricardo Calfat, Renato Pereira, Eduardo Barros e Fernando Calfat passa a ter Marcelo Tripoli no seu quadro societário, adotando o nome REF+T.

Na nova casa, além de liderar toda a área de planejamento e de dividir o comando da criação com o sócio Renato Pereira, Tripoli terá outra importante missão: auxiliar os demais diretores a conduzir a agência para um novo patamar de atuação, no qual a interligação entre as áreas aconteça de forma fluida e as barreiras que segmentam os meios percam gradualmente sua força.

“Queremos uma agência destituída de rótulos, na qual as ideias sejam construídas de acordo com o propósito do cliente. Seremos agnósticos em relação aos meios”, promete Tripoli. A relação entre o profissional e os demais sócios é antiga, mas a aproximação em torno da construção da parceria aconteceu apenas no final de janeiro, quando Tripoli anunciou seu desligamento da SapientNitro, onde passou os últimos três anos comandando toda a criação do grupo na América Latina.“Os dois lados sempre conservaram uma admiração mútua. Sempre acompanhamos todo o trabalho do Marcelo na área digital e achamos que ele complementaria nossa atuação”, conta Ricardo. Depois de alguns dias de negociação, os profissionais assinaram um acordo de sociedade, cujas participações individuais não foram reveladas.

Apesar de levar para a agência todo seu background no segmento digital, Tripoli rejeita a ideia de que sua presença reforçará as estratégias online da REF+T. Sua proposta, ao contrário, é fazer a agência entregar mais soluções alicerçadas na ideia e não no meio. “Para o nosso cliente, o que interessa é a estratégia certa. Não queremos ser criadores de peças publicitárias, mas sim de estratégias de negócios. A palavra eficácia nunca esteve tão em voga e criaremos um modelo integrado de planejamento, comunicação, criação e mídia, com o digital internalizado em todo os processos”, comenta o novo sócio.

Segundo Ricardo, essa nova filosofia de atuação será colocada na prática por meio de uma reorganização das áreas da REF+T. “Não acreditamos mais em divisão on e off, seja para criação, mídia ou qualquer outra área e isso é tendência para todo o mercado. Estamos em processo de remodelação orgânica, para que todos pensem em soluções conjuntas”, comenta. Sob essa nova ordem, Tripoli e os demais sócios almejam, em um período de dois anos, dobrar o tamanho da agência, que está entre as 40 que mais compram mídia no País.

“Crescemos 40% no ano passado e estamos projetando um faturamento de US$ 1 bilhão para 2016, o que representaria um salto de 50%”, revela Ricardo. Atingir tais números em um período de crise econômica é possível, segundo ele, pela flexibilidade da agência. “Nosso modelo de negócio gera uma facilidade de adaptação que nos permite entregar soluções ágeis e competitivas. Nos primeiros dois meses deste ano conquistamos cinco novas contas e esperamos que o ritmo dos novos negócios continue forte”, frisa ele, referindo-se à Tricae, Kanui, Royal Caribbean, Celebrity Cruises e Azamara Clube Cruises. “E já temos outra negociação bem encaminhada, com uma empresa líder em seu segmento, que deverá impulsionar bastante o quadro da agência”, antecipa Tripoli.

 

(Meio&Mensagem 08/04/2016)

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