Gael prepara Boulevard Olímpico
Com dois anos de atuação, a agência de marketing promocional Gael investe em uma nova sede no Rio de Janeiro e anuncia quatro projetos para 2016 e o início de 2017. A operação foi lançada em São Paulo, em 2014, pelo CEO Gaetano Lops em sociedade com a AlmapBBDO. O principal novo projeto é o Boulevard Olímpico, que acontecerá no Rio durante a Olimpíada, mas a agência prepara-se também para trazer para a capital fluminense, no início do ano que vem, o Montreux Jazz Festival, na primeira edição a ser realizada fora da Suíça, onde o evento acontece há 50 anos — empreitada essa que toca ao lado da MZA Music, do produtor Marco Mazzola. Antes disso, o calendário da Gael para 2016 prevê uma segunda edição do evento de música digital e tecnologia Digital Music Experience, também em parceria com a MZA, e a possibilidade de trazer ao País o Wave Park, iniciativa alemã que envolve a maior piscina de ondas artificiais do mundo.
“O Boulevard Olímpico será o segundo maior projeto dos Jogos Olímpicos e o maior da história das Olimpíadas em live sites, que é como o Comitê Olímpico Internacional chama as exibições públicas dos Jogos”, comenta Lops. O espaço ocupará uma extensão de 4 km na região portuária do Rio de Janeiro e será realizado ao longo de 30 dias, durante todas as Olimpíada e Paralimpíada. Além da transmissão das competições em telões, o espaço contará com quatro palcos onde artistas se apresentarão em shows musicais. Funcionando das 9h às 24h, a expectativa é de receber cem mil pessoas por dia, com entrada gratuita. “Além das apresentações e das transmissões, vamos trazer o maior balão de voo cativo do mundo, o mesmo usado na Disney, que irá voar pela primeira vez na América Latina. O espaço também terá outras ações como a exposição oficial do Comitê Olímpico Internacional, do Museu Olímpico, de Lausanne, na Suíça”, explica o executivo, acrescentando que também na região portuária ficarão instalados a casa da NBA e a Casa Brasil, esta uma iniciativa da Apex e do Ministério do Turismo. O Boulevard Olímpico, que está sendo realizado com a prefeitura do Rio de Janeiro, será totalmente financiado pela iniciativa privada, informa o Lops. A adesão é restrita aos patrocinadores oficiais dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. “Temos dez cotas disponíveis e até agora fechamos com a Ambev, através da marca Skol, e com a Nike”, diz. Além deles, o jornal O Globo será um dos media partners. A Gael também será a responsável por um espaço público que ocupará o Parque Madureira durantes os jogos. Nele, além da transmissão das competições, serão promovidas outras ações, como shows musicais.
Já para a segunda edição do Digital Music Experience, prevista para novembro, o patrocínio é da Claro. O projeto é proprietário da Gael e inclui um prêmio que prestigia os melhores produtos em dez categorias da mídia digital e iniciativas como a música mais baixada e o videoclipe mais visto. Entretanto, na seara da música, o projeto que chega como novidade é a primeira edição do Rio Montreux Jazz Festival. “Há 35 anos a MZA é a curadora da noite brasileira em Montreux, que é o festival que deu luz a todos os grandes festivais de jazz do mundo”, frisa Lops. Ele antecipa que o evento acontecerá nos dias 19, 20 e 21 de janeiro de 2017. “Temos a marca por cinco anos e começaremos pelo Rio de Janeiro, com edições anuais, mas depois pode ser que tenhamos uma expansão”, adianta. Em julho, durante a edição de 50 anos do Festival em Montreux, será realizada na Suíça a apresentação oficial do projeto brasileiro, que terá duas cotas de apresentação e seis de patrocínio. Além dos eventos citados, a Gael está há um ano e meio negociando a vinda para o Brasil do Wave Park, a maior piscina de ondas do mundo. “A ideia é trazer este ano ou no começo do ano que vem, mas dependemos de financiamento de patrocínio. O surf é muito comentado e cada vez mais assistido por aqui”, salienta Lops. Se viabilizado, o projeto deverá ser itinerante, passando por cidades como Rio de Janeiro e Salvador mas, principalmente, por outras que não têm praia, como Brasília, Porto Alegre e Belo Horizonte.
(Meio&Mensagem 31/03/2016)