quinta, 09 de janeiro de 2025

Engajamento é rei

Panquecas fofinhas com amoras, batata doce rústica, brigadeiro de Oreo… Se na timeline do seu Facebook já apareceu algum desses rápidos tutoriais de cozinha em vídeo, é provável que sua network tenha compartilhado conteúdo do Fika Dika. A fanpage é um dos novos produtos do Grupo NZN que, apesar de ter nascido nas redes sociais, prepara site e aplicativo. Junto a ele, a empresa de conteúdo digital anuncia mais dois verticais: o Não Entre Aki e o Mega Mulher. “Nesses novos projetos, investimos na força do ví- deo, sempre adaptados a cada plataforma”, diz Gustavo Abrão, vice-presidente de conteúdo do NZN, explicando o conceito que vem inspirando o desenvolvimento dos produtos do grupo.

O Fika Dika já existe há seis meses no Facebook como uma página de dicas rá- pidas em vídeos de fácil visualização, inclusive no celular, sem áudio. Entre eles, as receitas rápidas e sugestões de cozinha começaram a gerar compartilhamento mais intenso. Tamanho engajamento fez com que o projeto caminhasse só para gastronomia. Em março, ganha nova identidade visual e um site e, neste semestre, um aplicativo. Apesar de não ter sido idealizado dessa forma, o Fika Dika acaba por preencher um espaço do Tudo Gostoso, vertical de receitas que o NZN administrava e cujo dono, o Avant Invest, vendeu à Webedia por R$ 49 milhões em agosto do ano passado. O conceito, porém, é diferente: o projeto atual não é sustentado por um banco colaborativo de receitas, mas pelos vídeos curtos, de produção interna e caprichada, com instruções rápidas para a cozinha.

Há parceiros eventuais de conteúdo, como os canais do YouTube Todos pra Cozinha e Clube da Carne, cujos vídeos são reeditados segundo os padrões do site. “Com a saída do Tudo Gostoso tivemos uma pequena queda de audiência, mas muitos usuários da plataforma já eram também de outros produtos nossos”, diz Ronaldo Bastos, vice-presidente de comercial e marketing. “Mas, sem dúvida, do ponto de vista comercial, deixou uma lacuna interessante que estamos preenchendo agora.”

O Não Entre Aki é inspirado em sites estrangeiros de compartilhamento de conteúdo de humor — muitas vezes politicamente incorretíssimos —, como o 9gag e o Reddit. Apesar de não terem emplacado no Brasil, o NZN aposta numa versão nacional. “Esses portais nunca instalaram um escritório no Brasil, logo não se promoveram, não tiveram marketing e mídia para atrair tráfego. Com o suporte dos outros verticais e das comunidades do NZN, vamos conseguir popularizar o Não Entre Aki”, afirma Gustavo. A escala de audiência é a essência do projeto, cujo conteúdo é baseado em criação e compartilhamento dos próprios usuários.

O Não Entre Aki possui site, fanpage e lança no início de março seu aplicativo para Android, com campanha que inclui a participação de youtubers como Becca Pires, Pyong Lee e Leo Bacci. O Mega Mulher é um canal do Meca Curioso que deve ser fortalecido no segundo semestre. Formatado para ser facilmente compartilhado e repleto de listas, deve seguir o caminho de independência que, por exemplo, o Tecmundo trilhou ao se separar do Baixaki, e o próprio Mega Curioso fez, uma vez que era um canal do Tecmundo.

(Meio&Mensagem 24/02/2016)

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