Fiat Toro chega ao mercado com campanha multiplataforma
O aguardado lançamento do Fiat Toro – modelo da nova categoria SUP, que une em um único veículo as características do SUV e da picape – foi realizado na semana passada, em Campinas (SP), quando também foi exibido pela primeira vez o filme publicitário do automóvel, com estreia em TV aberta prevista para esta quinta-feira (25).
A campanha traz como conceito Um carro, infinitas possibilidades e foi criada pela The Richards Group, dos Estados Unidos, após concorrência, e acompanhada e adaptada no Brasil pela Leo Burnett Tailor Made. Cada vez mais inserida no universo digital, a Fiat investiu em campanha multiplataformas – o evento de lançamento, por exemplo, contou com a presença em peso de influenciadores digitais, como youtubers e blogueiros, não apenas do segmento automotivo, mas também de estilo de vida e comportamento, já que o conceito do carro é justamente servir a diferentes públicos, após pesquisa de mercado com os consumidores.
“Desta vez resolvemos fazer uma sondagem criativa com as agências que trabalhamos no mundo. Falamos com muita gente e acabamos chegando a esse conceito de infinitas possibilidades, que tem tudo a ver com o carro, com o próprio desenho do carro. Foi mais que uma coincidência, foi uma percepção muito profunda da Richards Groupe, de Dallas, uma das nossas agências nos Estados Unidos, que após vencer a concorrência trabalhou muito próxima da Leo Burnett no Brasil, para desenvolver o conceito por aqui, nessa adequação marcas ao mercado brasileiro”, explica João Batista Ciaco, head brand marketing communication do FCA Groupe (Fiat Chrysler Automobiles).
Além do filme de um minuto e meio, a campanha conta com spots de 30 segundos, apresentando os features do Toro, como o motor 2.0 Turbodiesel 16V 170cv, tração 4×4 inteligente (4WD), TPMS (sensor de pressão dos pneus), retrovisor elétrico com tilt down, Remote Start (partida remota), faróis de neblina com sistema cornering e sete airbags, entre outros.
Outras agências também participaram da campanha de lançamento do Fiat Toro. Para o meio digital, por exemplo, a Pereira & O’Dell foi a responsável pela estratégia, que conta com uma ação de reboot, em que os canais sociais de Fiat entrarão “em manutenção” e terão seus conteúdos zerados. O evento de lançamento do Toro contou ainda com um dia de test-drives transmitidos online pelos canais de influenciadores como Hugo Gloss, Jovem Nerd, Fiorella Mattheis, Bruno Gagliasso, Felipe Tito e Kadu Dantas, entre outros.
Ainda no meio digital, a Isobar preparou um live streaming do evento de lançamento do Fiat Toro, mostrando o carro em primeira mão para os fãs da marca. Já para o meio impresso, a Leo Burnett Tailor Made criou uma série de peças mostrando o novo carro no ambiente urbano.
“Nessa campanha até acho que o offline é o menos impactante, o menor dessa campanha. A gente já tem certa repercussão, uma conversa social no digital, que estamos chamando de amplificação para fazer chegar esse conceito de infinitas possibilidades às infinitas opções que a gente tem. Então, temos influenciadores de moda para olhar o carro sob o olhar da moda, alguém de tecnologia para olhar sob esse olhar, tem gente de variedades e de outros meios, pois estamos olhando para o carro com esse potencial”, afirma Ciaco.
Já a campanha de CRM foi desenvolvida pela Sunset e conta com conteúdos para canais como e-mails, SMS, mala direta e uma ação no WhatsApp. Para PDV, a agência responsável pela estratégia de lançamento do Toro foi a The Marketing Store, que produziu diversos materiais para concessionárias de todo o Brasil. Segundo Ciaco, já são mais de 40 mil pessoas à espera do Fiat Toro, que começou a ser anunciado em setembro. “Têm filas nas concessionárias, tem gente deixando sinal para comprar o carro. Por isso, estamos trabalhando muito também o ponto de venda. Tudo que a gente faz no offline e no digital é para levar o consumidor à concessionária, então lá também precisa ter campanha”.
“O Fiat Toro marca o início de um novo ciclo de desenvolvimento da FCA, não só no Brasil, mas em toda a América Latina. Valores importantes, sustentáveis, fazem parte do nosso trabalho, sempre em busca de excelência”, destacou durante o evento Stephan Keter, em seu primeiro lançamento como presidente da FCA para a América Latina, cargo que passou a ocupar em novembro passado.
(Propmark 23/02/2016)