Presidente da ABA reúne-se com líderes dos Comitês Técnicos
A ABA realizou na quarta-feira, 3 de dezembro, um workshop reunindo o presidente da entidade, João Campos (gerente geral da Kibon e VP da Unilever), com os presidentes e VPs dos seus comitês técnicos e de melhor prática.
Considerados pilares estratégicos na atuação da ABA, os comitês da ABA são essenciais tanto para subsidiar as iniciativas de advocacy da entidade como na produção dos conteúdos que serão trabalhados em seus eventos, positions papers, guias de boas práticas etc.
Empenhado em reorientar as atividades dos comitês sob a perspectiva do MKT para transformar, Campos fez questão de enfatizar a importância desses grupos de trabalho para que a ABA consiga ser mais efetiva em suas iniciativas e assuma o papel que lhe cabe como protagonista das transformações exigidas hoje da comunidade do marketing.
O trabalho de reorientação das atividades dos Comitês, visando valorizá-los ainda mais, envolveu uma série de atividades nos últimos meses, como a reavaliação de suas respectivas missões e projetos desenvolvidos, as reuniões individuais com os 14 presidentes e VPs e a organização do workshop, que contou com a participação de representantes de praticamente todos os comitês.
Durante o evento, presidentes e VPs apresentaram as principais iniciativas encampadas, detalhando também a proposta de atuação, visando atender às novas demandas da entidade.
Letícia Zattar, coordenadora de Comitês do Capítulo da ABA no Rio de Janeiro, fez uma apresentação sobre os trabalhos e os projetos desenvolvidos pelos grupos que se reúnem na cidade. (clique aqui para conhecer quem são os líderes e os temas priorizados em 2014).
Na próxima fase as lideranças vão debater as propostas apresentadas com seus respectivos grupos e, a partir daí, avaliar como efetivar a proposta de mudança que está sendo sugerida pela ABA.
Para conhecer melhor as atividades de cada grupo, basta acessar as informações disponíveis no Portal, uma vez que cada um dos 14 canais é vinculado a um dos Comitês (clique aqui para acessar a relação completa).
Uma análise mais geral sobre o que foi discutido durante o workshop permite fazer algumas considerações sobre esse processo de reorientação das atividades.
Há consenso sobre a necessidade de os grupos conseguirem trabalhar melhor a questão da transversalidade. São urgentes os esforços no sentido integrar melhor as iniciativas, concentrando esforços em temas que têm demandado ações mais integradas. A situação não é muito diferente daquela vivenciada nas empresas: a exigência por abordagens mais aprofundadas exige a especialização, mas não se pode perder de vista que, no final, o consumidor é um só, então não há como abrir mão das iniciativas integradas.
Trata-se de um desafio enorme, uma vez que isso precisa ser feito a partir da união das competências de cada área, sem deixar que os debates tornem-se superficiais ou que uma área se sobreponha à outra.
Por outro lado, vencido esse desafio, os ganhos devem significativos, uma vez que a concentração dos esforços deve gerar iniciativas mais qualificadas sob diversos pontos de vista.
Uma das preocupações de Campos é que a ABA consiga ter abordagens mais incisivas no sentido de “provocar” as mudanças necessárias. “Temos hoje vários pontos de tensão em nosso negócio, mas temos que agir sobre eles, questionar, provocar o diálogo. Este é o caminho para quem quer atuar como um agente de transformação”, salientou Campos.
Provocação foi bem aceita
De um modo geral, presidentes e VPs que participaram do workshop (veja aqui a lista completa) responderam positivamente à proposta de mudança. Em suas exposições, concordaram que a ABA tem um papel prioritário em seu dia a dia e que, portanto, todos têm a ganhar quando se pensa em aprimorar suas diversas iniciativas.
Segundo os profissionais, em muitos casos a ABA é considerada, inclusive, como entidade primária. O raciocínio é simples: o marketing é hoje pilar estratégico nas empresas (representanto, inclusive, por boa parte dos investimentos da companhia) e ninguém pode abrir mão de iniciativas que ajudem as organizações a aprimorarem suas práticas e defender seus interesses como empresas anunciantes.
Em razão desse posicionamento, contudo, os profissionais estão convictos sobre a necessidade de a entidade sair da defensiva, acreditar mais na força de sua marca, tornar-se mais incisiva em suas iniciativas.
Outro importante ponto de debate foi a disposição de todos em encontrar formas de materializar melhor os esforços para os associados e para o mercado em geral.
Segundo os participantes, nesse sentido, é prioritário atrair para a entidade profissionais de nível mais sênior, o que deve ajudar a elevar o nível das discussões e torná-las mais efetivas para os próprios integrantes, os demais associados e para a comunidade de marketing.
Campos ainda chamou a atenção para a necessidade desses grupos de trabalho alinharem-se melhor com as demais entidades representativas do mercado e, principalmente, com as congêneres internacionais, como WFA, ISBA etc.
Após as apresentações dos presidentes e VPs e a exposição de Campos, o workshop contou ainda com uma palestra da InPress, abordando a importância do relacionamento com a imprensa. O objetivo foi mobilizar as lideranças dos Comitês que, a partir de 2015, devem ter um papel mais ativo como fontes de consulta para temas de interesse da ABA.
Da parte da ABA, como salientou Sandra Martinelli, VP executiva da entidade, há convicção de que 2015 deve ser um ano excepcional, de muito trabalho, mas com diversas iniciativas que vão resultar dessa reorientação sob a perspectiva do MKT para transformar.