terça, 16 de dezembro de 2025

Estudo mostra quanto custaria ao Brasil a restrição à publicidade infantil

A GO Associados divulgou hoje (11 de dezembro) os dados de um estudo sobre os impactos econômicos da restrição à publicidade infantil. Os números surpreenderam os pesquisadores: apurou-se que o país pode perder receitas de mais de R$ 33 bilhões, deixar de recolher um valor deR$ 2,2 bilhões de impostos e cortar cerca de 720 mil empregos.

O levantamento foi realizado a pedido da Mauricio de Sousa Produções que, conforme anunciado durante o seminário realizado na sede da FGV para debater os resultados da pesquisa, pretende usar esses dados para mostrar ao Governo e à sociedade s riscos que o país corre caso seja aprovada a Resolução 163 da Conanda, que propõe a restrição total à publicidade dirigida ao público infantil.

Mauricio de Sousa e Mônica de Sousa enfatizaram no encontro com os jornalistas que a empresa pretende ir até as últimas instâncias contra essa medida. Além do estudo encomendado à GO Associados, de Gesner Oliveira (ex-presidente do Cade), a empresa está desenvolvendo uma série de iniciativas para fomentar o debate sobre o assunto e, principalmente, mobilizar a sociedade para refletir a respeito do tema.

“O mais importante é unirmos esforços para pensarmos, todos juntos, no que podemos fazer para proteger as crianças. Mas para isso é preciso abertura para o diálogo”, salientou Mauricio de Sousa, observando que há uma enorme variedade de vertentes nesse debate e que a proposta de proibição, sem que todos os agentes sejam considerados, é um absurdo, não cabe num país com as características democráticas do Brasil. “Não digo que estamos numa ‘guerra’, mas com certeza há um conflito de opiniões em relação à visão sobre a publicidade dirigida às crianças. Nosso esforço agora deve ser no sentido de esclarecer a sociedade”, enfatizou.

Segundo Mônica Sousa, hoje a atividade de licenciamento representa mais de 80% do faturamento da empresa, que é a maior produtora de conteúdo infantil do país e realiza diversas iniciativas de cunho educacional.

O estudo da GO Associados mostra que a abrangência desse trabalho é muito maior que o imaginado. Segundo o levantamento pelo menos 13 setores serão impactados se não puderem mais fazer uso do licenciamento de produtos com a marca da Turma da Mônica: agricultura, sivicultura, exploração florestal; alimentos e bebidas; têxteis; artigos de vestuário e acessórios; artefatos de couro e calçados, celulose e produtos de papel; jornais, revistas, discos; perfumaria, higiene e limpeza; artigos de borracha e plástico; material eletrônico e equipamentos de comunicações; móveis; comércio; e serviços de informação.

O estudo mostra, de forma detalhada, qual seria o impacto em cada um desses setores.

Sintetizando os pontos principais sobre os impactos para o País da Resolução 163 da Conanda, Gesner de Oliveira destacou:

* os efeitos de natureza econômica;

* o desestímulo à produção nacional de conteúdo infantil;

* o efeito anticoncorrencial (um dos resultados da ausência de publicidade);

* a insegurança jurídica e a inconstitucionalidade da Resolução da Conanda.

Para fazer o download, basta clicar: Estudo GO Associados MSP 10 12 14

Mais informações sobre o Grupo de Economia da Infraestrutura & Soluções Ambientais da FGV, que organizou o seminário, podem ser acessadas no blog http://gei-sa.blogspot.com.br/.

ABA NAS REDES SOCIAIS

Revistas

Confira as outras edições aqui!
Fatal error: Call to undefined function advads_is_amp() in /home/acervo.aba.com.br/public/wp-content/plugins/advanced-ads/modules/adblock-finder/public/public.php on line 10