Confira os assuntos destacados na reunião de agosto
A reunião de agosto do Comitê de Branding, realizada no dia 19, contou com as participações de Otávio Carvalho, da Nielsen Sports, e Renata Guimarães, da Edelman Significa.
Carvalho fez um balanço sobre as ações de marketing na Copa do Mundo de 2014. Chamou a atenção, por exemplo, para o aumento das vendas de produtos como cerveja, refrigerante, chocolate e salgadinhos, segmentos de consumo que mais se beneficiaram com a realização da Copa no Brasil.
As pesquisas da Nielsen Sports também confirmaram que a relação da população com a competição mudou drasticamente após o início dos jogos. A reação demorou, mas aconteceu.
Outro dado importante detectado pelos estudos foi a alta visibilidade conquistada por marcas como Caixa e Adidas que, mesmo sem patrocinarem o Mundial, conseguiram associar suas respectivas imagens à competição de forma bastante positiva.
A exposição de Renata Guimarães sobre “marcas no contexto da comunicação contemporânea” enfatizou a importância de as empresas conseguirem se conectar com as reais necessidades de seu público-alvo. Como exemplo, Renata citou a campanha mundial da Always (“Como uma menina”), que tem alcançado excelentes índices de visualizações na web, justamente por conseguir trazer à tona os dilemas vividos pelas adolescentes. O vídeo do diretor Lauren Greenfield (https://www.youtube.com/watch?v=StdsZkxEJLg) exalta a autoestima feminina, mostrando que não há nada de errado em se “fazer coisas como uma menina”.
Como enfatizou Renata, a comunicação contemporânea exige que as marcas preocupem-se em ter um papel mais relevante na vida de seus consumidores e, principalmente, captar adequadamente seus anseios, sem se deixar levar pelos esteriótipos.