terça, 16 de dezembro de 2025

Confira os assuntos destacados na reunião de agosto

 

A reunião de agosto do Comitê de Branding, realizada no dia 19, contou com as participações de Otávio Carvalho, da Nielsen Sports, e Renata Guimarães, da Edelman Significa.

 

Carvalho fez um balanço sobre as ações de marketing na Copa do Mundo de 2014. Chamou a atenção, por exemplo, para o aumento das vendas de produtos como cerveja, refrigerante, chocolate e salgadinhos, segmentos de consumo que mais se beneficiaram com a realização da Copa no Brasil.

 

As pesquisas da Nielsen Sports também confirmaram que a relação da população com a competição mudou drasticamente após o início dos jogos. A reação demorou, mas aconteceu.

 

Outro dado importante detectado pelos estudos foi a alta visibilidade conquistada por marcas como Caixa e Adidas que, mesmo sem patrocinarem o Mundial, conseguiram associar suas respectivas imagens à competição de forma bastante positiva.

 

A exposição de Renata Guimarães sobre “marcas no contexto da comunicação contemporânea” enfatizou a importância de as empresas conseguirem se conectar com as reais necessidades de seu público-alvo. Como exemplo, Renata citou a campanha mundial da Always (“Como uma menina”), que tem alcançado excelentes índices de visualizações na web, justamente por conseguir trazer à tona os dilemas vividos pelas adolescentes. O vídeo do diretor Lauren Greenfield (https://www.youtube.com/watch?v=StdsZkxEJLg) exalta a autoestima feminina, mostrando que não há nada de errado em se “fazer coisas como uma menina”.

 

Como enfatizou Renata, a comunicação contemporânea exige que as marcas preocupem-se em ter um papel mais relevante na vida de seus consumidores e, principalmente, captar adequadamente seus anseios, sem se deixar levar pelos esteriótipos.

ABA NAS REDES SOCIAIS

Revistas

Confira as outras edições aqui!
Fatal error: Call to undefined function advads_is_amp() in /home/acervo.aba.com.br/public/wp-content/plugins/advanced-ads/modules/adblock-finder/public/public.php on line 10