terça, 16 de dezembro de 2025

Pesquisa ABA/TopBrands 2014

Os resultados do estudo, que avalia a confiança e o prestígio das marcas brasileiras, foi divulgado em primeira mão para os participantes do Fórum Internacional ABA Branding, realizado entre os dias 27 e 28 de agosto, organizado, em parceria, por ABA e Top Brands.




A pesquisa, criada há onze anos com o intuito de estimular e incentivar a discussão sobre a evolução e a gestão das marcas no mercado brasileiro, é coordenada por Marcos Machado, sócio-consultor da TopBrands.

 

 

A amostra deste ano contou com 2020 entrevistas em várias cidades brasileiras. “O estudo permite cruzamentos que fornecem análises das diferenças comportamentais por gênero, idade, classe social e regiões do país”, explica Machado, lembrando que foram avaliadas marcas de 15 categorias de produtos e serviços.

 

 

Uma das análises mais interessantes sobre o resultado do estudo é que, na maioria das categorias, a marca top of mind não é aquela com maior número de defensores. Como explicou Machado, isso comprova que lembrança só é válida quando é acompanhada de uma ressonância positiva.

 

 

Segundo o especialista, outra categoria que merece atenção especial é a de bancos, setor nem sempre vista com simpatia pela sociedade, mas que vem investindo muito em branding nos últimos anos. No conjunto geral, as marcas de bancos têm ido bem melhor que as de telefonia móvel, por exemplo.

 

 

Um dado interessante sobre o setor de internet: mesmo não sendo um portal, Google acaba sendo visto como tal e é a marca TOM nesta categoria e, mesmo sem produzir conteúdo, é também a marca com mais defensores. “Este desempenho mostra que a definição do que é um produto ou serviço para o público final, nem sempre tem a ver com a definição técnica do setor”, explica Machado.

 

 

Top of Mind

 

 

Primeira marca mencionada pelo respondente em cada categoria

 

Índice de Top of Mind

 

 

Banco Itaú (26%)

 

Supermercado Extra (14%)

 

Plano de Saúde / Unimed (33%)

 

Operadora Telefonia Móvel / Tim (31%)

 

Operadora Telefonia Fixa / Oi (46%)

 

Automóvel – Fabricante / VW (27%)

 

Automóvel – Modelo / Gol (18%)

Aparelho de TV / Samsung (33%)

 

Analgésico / Dorflex (26%)

 

Fabricante de Medicamento Genérico / Não Sabe (67%)

 

Fabric. Medicamento Genérico / Medley (15%)

 

Cartão Crédito / Visa (43%)

 

Portal de Internet / Não Sabe (33%)

 

Portal de Internet / Google (19%)

 

Revistas / Veja (41%)

 

Emissora de TV / Globo (53%)

 

Adesão da Marca

Cada entrevistado foi avaliado no grau de satisfação e intenção de recompra, através de escalas de cinco pontos.

 

Categoria

Marca c/+ Defensores

%

Banco

Caixa

56

Supermercados

Zaffari

76

Plano de Saúde

Bradesco Saúde

52

Operadora Telefonia Móvel

Vivo

38

Operadora Telefonia Fixa DDD

Claro Fixo

45

Automóvel – Fabricante

VW

60

Aparelho TV

Sony

72

Analgésico

Neosaldina

78

Fabricante de Medicamento Genérico

Medley

59

Cartão Crédito

Mastercard

64

Portal de Internet

Google

78

Revistas

Caras

50

Emissora de TV (Aberta)

Record

66

Jornal

Diário de Pernambuco

70

Emissora de Rádio

CBN

78

 Confiança na Categoria

 

 

Categoria

Percentual Confiança (%)

Aparelho de TV

88

Analgésico

86

Emissora de Rádio

86

Fabricante de Remédio Genérico

85

Banco

84

Cartão Crédito

83

Emissora de TV

83

Portal de Internet

82

Jornal

81

Supermercados

80

Revistas

80

Plano de Saúde

79

Operadora Telefonia Móvel

73

Operadora Telefonia Fixa

71

Automóvel – Fabricante

86

 

Celebridades e as marcas

Este ano a pesquisa levantou pela primeira vez uma das questões mais emblemáticas do branding: a eficácia do uso de celebridades na propaganda.

 

Os entrevistados foram indagados se “o fato de uma marca fazer propaganda com pessoas famosas melhora sua opinião sobre a marca”.

 

Apesar dos cachês milionários, apenas 25% das pessoas responderam que o uso de uma celebridade na propaganda melhora sua opinião sobre a marca. “Ainda que se possa questionar a consciência que o consumidor tem sobre ser ou não influenciado, talvez seja o caso de algumas marcas evitarem atalhos e construírem sua própria personalidade ao invés de tentarem emprestá-la de uma celebridade”, afirma Ricardo Puga, sócio da TopBrands.

 

Marcas e responsabilidade social

Este ano a pesquisa também levantou pela primeira vez outra questão que aflige os gestores de branding, a responsabilidade que se espera das marcas na transformação do mundo.

 

Ao responder quem seria o maior responsável pela melhoria da sociedade e do país em geral, as pessoas atribuiram à própria população em geral, ou seja, a si mesmas, tal responsabilidade, com 52%. Governo aparece na sequência, 32 %. As marcas têm apenas 3%. “Isto não quer dizer que as marcas não tenham sua responsabilidade sob a ótica das pessoas, mas talvez o grande papel das marcas seja o de ajudar as próprias pessoas a melhorar a sociedade, o que aliás faz total sentido”, afirma Machado.

 

A pesquisa também perguntou às pessoas que ações de melhoria da sociedade esperam das marcas e empresas. As respostas colocaram educação em primeiro lugar, com 55%, e saúde, em segundo, com 33%. Meio ambiente, que é o apelo escolhido por muitas marcas, foi citado por apenas 4%.

 

Marcas e ambiente digital

O quadro a seguir apresenta as marcas que, em cada categoria, têm o maior percentual de consumidores com alto grau de atividade na internet. Trata-se de uma análise importante, uma vez que é forte a tendência de as marcas, cada vez mais, terem sua imagem fortemente afetada por aquilo que se propaga nas redes sociais.

 

 

Categoria

Marca

%

Banco

Banco do Brasil

80

Supermercado

Big

84

Plano de Saúde

Sul América

87

Operadora Telefonia Móvel

Tim

81

Operadora Tefonia Fixa DDD

Net

88

Automóvel – Fabricante

GM

86

Aparelho TV

Samsung/Sony

76

Analgésico

Tylenol

83

Fabric. Medicamento Genérico

EMS

79

Cartão de Crédito

Visa

80

Portal de Internet

Globo.com

97

Revistas

Época

73

Emissora de TV (Aberta)

Globo

70

Jornal

Folha de São Paulo

84

Emissora de Rádio

Cidade (Porto Alegre)

89

ABA NAS REDES SOCIAIS

Revistas

Confira as outras edições aqui!
Fatal error: Call to undefined function advads_is_amp() in /home/acervo.aba.com.br/public/wp-content/plugins/advanced-ads/modules/adblock-finder/public/public.php on line 10