quinta, 09 de janeiro de 2025

Sandra Martinelli faz apresentação na Global Marketer Week 2016

Durante sua apresentação na Global Marketer Week 2016, em Kuala Lumpur, Malásia, Sandra Martinelli, presidente executiva da ABA, destacou as principais frentes de ação da entidade: Desenvolvimento Profissional, Advocacy e Conteúdo.  A Global Marketer Week é um dos maiores eventos mundiais de comunicação de marketing, promovida pela WFA (World Federation Advertising). No evento, Sandra ressaltou que, para ajudar no desenvolvimento profissional de seus associados, a ABA mantém nove comitês. Esses comitês têm a função de analisar, debater, propor soluções e emitir pareceres sobre temas levantados pelos seus integrantes: os executivos das empresas associadas e a diretoria da ABA.

Durante as reuniões, a ABA promove apresentações de cases e palestras. É por meio dessa troca de experiências que muitos projetos, recomendações e documentos de melhores práticas são elaborados. Em 2015, por exemplo, a Aba realizou 41 reuniões, além de três fóruns com conteúdos desenvolvidos por seus integrantes. Além disso, foram feitas pesquisas internas para direcionar os projetos e temas de discussão.

Na hora de organizar os eventos, a ABA sempre leva em consideração os principais assuntos em pauta no Brasil e no mundo. Para isso, ela reúne especialistas renomados. Neste 2016, já estão programados 12 eventos: cinco em São Paulo; cinco no Rio de Janeiro; e dois em Brasília.

Missão central da ABA, o Advocacy concentra-se na defesa da liberdade de comunicação social; representação; defesa; orientação dos anunciantes brasileiros; e diálogo permanente com seus integrantes e a sociedade. Para defender essas bandeiras, a ABA conta com o apoio da WFA. Da mesma maneira, tem o suporte da entidade quando ocorrem audiências públicas – a exemplo do que aconteceu com a publicidade infantil e, mais recentemente, com os crimes cibernéticos. “O site, a revista e as redes sociais da ABA são fundamentais para os associados se informarem das atividades da entidade. Queremos que essas plataformas sejam um canal direto com nossos associados”, afirmou Sandra Martinelli.

O trabalho dos Comitês – Eles analisam, debatem, propõem soluções e emitem pareceres sobre temas levantados pelos executivos das empresas associadas e pela diretoria da entidade. Entre 2014 e 2015, os comitês passaram por uma reformulação. Houve uma redução do número de comitês, de 14 para nove (listados abaixo). Além de serem renomeados, os comitês foram realinhados às suas novas missões, objetivos e agenda. Além disso, passaram a ter 21 membros titulares, conforme prevê o Estatuto Social da ABA.

Segundo Martinelli destacou em sua palestra, outra novidade foi a criação da ABA fora da ABA, iniciativa que passou a levar as reuniões dos Comitês para fora da sede da entidade. Em 2015, foram realizadas reuniões do Comitê de Mídia nas seguintes empresas: Twitter, Infoglobo, Kantar Ibope Media e Otima. Já a Pepsico foi palco do workshop “Marketing & Comunicação Estratégica para os Negócios”, encontro promovido pelo Comitê de Comunicação & Sustentabilidade.

Os comitês da ABA Capítulo Rio de Janeiro passaram a ser chamados “Grupos de Trabalho”. E a entidade passou a contar com a colaboração externa de consultores e de fornecedores.

Confira abaixo a lista dos nove comitês:

  1. Comitê de Insights, presidente: Fernanda Scozzafave – Avon
  2. Comitê Jurídico, presidente: Vanessa Vilar – Unilever
  3. Comitê de Comunicação & Sustentabilidade, presidente: Cristiane Lopes – Pepsico
  4. Comitê de Branding & Conteúdo, presidente: Thiago Cesar da Silva – Itaú
  5. Comitê de Sourcing, presidente: Claudia Furini –  JBS
  6. Comitê de Mídia, presidente: Alexandre Waclawovsky – Nestlé
  7. Comitê de Trade & Shopper Marketing, presidente: Eduardo Castro – Basf
  8. Comitê de Consumer Experience, presidente: Betânia Gattai – Unilever
  9. Comitê de Relações Governamentais, presidente: Juliana Vansan – Mondelez

As principais frentes de atuação dos Comitês – São as seguintes: publicidade infantil; crimes cibernéticos; e Estatuto do Deficiente. No que diz respeito à publicidade infantil, a ABA, por intermédio dos comitês Jurídico e de Relações Governamentais, acompanha projetos de lei que discutem vetos à publicidade infantil. A entidade acredita que proibir a publicidade infantil, além de representar um retrocesso, não soluciona problemas como a obesidade infantil e o consumo excessivo. Por outro lado, a ABA acredita que a publicidade infantil precisa de regulamentação, conforme manda a legislação brasileira.

Por intermédio dos mesmos grupos de trabalho, e em parceria com a ABIA (Associação Brasileira da Industria da Alimentação) e a IFBA (International Food & Beverage Alliance), a ABA vem elaborando a Pledge II. É um compromisso voluntário que as empresas brasileiras assumem para assegurar uma propaganda responsável dos produtos direcionados às crianças.

A entidade também está analisando o Estatuto do Deficiente, por exemplo, para identificar as melhores estratégias para colocá-lo em prática. Para isso, a entidade envolve seus Comitês de Mídia e Consumer Experience, além do Jurídico e de Relações Governamentais.

Em parceria com o Comitê de Mídia, o Comitê Jurídico também trata da proteção pessoal, já que a entidade trabalha para identificar os principais problemas e apresentar as melhores soluções para os associados, disponibilizando papers e guias práticos sobre os crimes mais comuns, como Adfraud, Adblock e cybercrime. Outro ponto relevante da palestra de Martinelli foi a citação do Comitê de Consumer Experience, que atualmente elabora um Guia de Standards de Atendimento para compartilhar com seus associados. Segundo Sandra expôs, o Comitê de Sourcing é quem distribui os papers e o guia de melhores práticas em compras para os associados. Já o Comitê de Comunicação e Sustentabilidade produz papers sobre marketing e estratégias de comunicação para dar suporte às empresas engajadas em sustentabilidade empresarial.

A comunicação da ABA – Na palestra, Sandra apresentou o portal da entidade, que tem como objetivo transcender os limites de sua atuação, facilitando o acesso de anunciantes, instituições de ensino, prestadores de serviço, governos e da imprensa especializada.

Conforme Sandra explicou, o portal tem 14 canais. Cada um deles se dedica a uma das disciplinas que compõem o universo de comunicação e marketing da entidade: Branding; Comunicação Integrada; Conteúdo de Marca; Jurídico; Patrocínios; Consumer Experience; Sourcing; Trade & Shopper Marketing; Comunicação Corporativa; Insights; Mídia; Produção; Relações Governamentais; e Sustentabilidade.

Sandra explicou que o portal dá ênfase aos eventos do Programa de Desenvolvimento Profissional da entidade. Para isso, a ABA mantém perfis nas principais redes sociais, como Facebook, LinkedIn, Instagram e Twitter. Além dos meios digitais, a associação conta com uma publicação impressa anual, a Revista ABA, que traz informações sobre os eventos e atividades realizados ao longo do ano.

Equipe ABA – O dia a dia da ABA parece o de uma agência. São muitas visitas, encontros de parceiros, trocas de ideias, produção de textos, preparação de eventos. E o clima é temperado pelo humor da equipe, sempre disposta a atender a mais um pedido e, para usar a linguagem de agência, a fazer uma correção. Foi com esse tom de leveza que Sandra Martinelli destacou a atuação da equipe da associação ao final de sua apresentação na Global Marketer Week 2016, em Kuala Lumpur, Malásia. Sandra afirmou que a união da equipe é fundamental para os bons resultados obtidos durante os dois últimos anos de gestão. Segundo ela, desde o rapaz que faz serviços burocráticos até sua assessoria direta, a equipe da ABA é uma “máquina que funciona”. E afirmou que deve a todos os membros desse time a alegria de estar participando de um evento de tamanha importância como o Global Marketer Week.

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