Espaços publicitários em estacionamentos
Esta é a proposta da Reservagas, empresa criada há um ano pelo publicitário Bartholomeu Cruz. A comercialização de espaços publicitários é uma das fontes de renda da operação que, de forma pioneira na América Latina, passou a disponibilizar, via web, a reserva de vagas em estacionamentos multi empresas. A mecânica do site é simples: o usuário seleciona um dos locais cadastrados em São Paulo e faz a reserva, obtendo descontos no valor pago. A empresa, além de uma comissão dos estacionamentos, remunera-se com a taxa de conveniência cobrada do consumidor.
Com o crescimento da operação, que hoje conta com uma rede de 600 estacionamentos, surgiu a oportunidade de explorar o potencial do público impactado com a iniciativa. Afinal, trata-se de um target de alto poder aquisitivo – pelas estimativas do Reservagas, são 9 milhões de pessoas que circulam pelos locais mensalmente e a maioria pertence às classes AB.
A divisão de comercialização dos espaços de mídia – sob a responsabilidade de Otávio Martins – envolve desde de formatos tradicionais, como tags nos retovisores, painéis de cancelas, sacos de lixo para automóveis, até ações de sampling e em redes sociais. Neste último caso, o objetivo é aproveitar o fluxo de pessoas no site.
Como explica Otávio Martins, um dos diferenciais da operação é a possibilidade de se criar projetos segmentados para estacionamentos em diversas regiões da cidade, envolvendo vários tipos de estabelecimentos comerciais, como academias, hospitais, clínicas médicas e edifícios comerciais.
A iniciativa, nos últimos meses, ganhou a adesão de anunciantes dos segmentos da construção civil, indústria automobilística, medicamentos, seguradoras etc.