ABA realiza reunião para discutir closed caption
O encontro aconteceu em sua sede, no dia 11 de setembro, reuniu profissionais de anunciantes que atuam nas áreas de produção, mídia e sourcing.
Desde 2007 a ABA recomenda às suas associadas, bem como a todos os anunciantes brasileiros, que adotem como política permanente a inclusão da legenda oculta (closed caption) em seus comerciais.
A legenda oculta foi inicialmente concebida para atender ao público de deficientes auditivos, porém, com o tempo, percebeu-se sua eficácia também entre os estrangeiros residentes no país em processo de aprendizagem do idioma, idosos com a audição prejudicada, pessoas que consomem diversas mídias simultaneamente e até mesmo a audiência da TV em locais públicos, como bares, restaurantes, hospitais, estações de transportes públicos e em certas modalidades desse gênero de locomoção.
Apesar de aposição da legenda oculta ser, em última análise, uma obrigação das emissoras de TV, a ABA entende ser bem mais conveniente que os anunciantes entreguem desde já seus comerciais com esse recurso incorporado, de forma a evitar “degravações” apressadas, falta de boa sincronização da legenda com o que se fala e eventuais erros no processo de transposição.
O emprego da legenda oculta já é seguida há tempos em países da Comunidade Européia e nos Estados Unidos e, desde 2007, por muitos anunciantes no Brasil, de forma voluntária, que levam em consideração que a legenda oculta é um sinal de respeito à população em geral e representa a possibilidade de falar de forma mais precisa com um maior número de consumidores em todas as situações de audiência do meio televisão.