domingo, 19 de janeiro de 2025

ABA realiza reunião para discutir closed caption

O encontro aconteceu em sua sede, no dia 11 de setembro, reuniu profissionais de anunciantes que atuam nas áreas de produção, mídia e sourcing.


Desde 2007 a ABA recomenda às suas associadas, bem como a todos os anunciantes brasileiros, que adotem como política permanente a inclusão da legenda oculta (closed caption) em seus comerciais.

 

A legenda oculta foi inicialmente concebida para atender ao público de deficientes auditivos, porém, com o tempo, percebeu-se sua eficácia também entre os estrangeiros residentes no país em processo de aprendizagem do idioma, idosos com a audição prejudicada, pessoas que consomem diversas mídias simultaneamente e até mesmo a audiência da TV em locais públicos, como bares, restaurantes, hospitais, estações de transportes públicos e em certas modalidades desse gênero de locomoção.

 

Apesar de aposição da legenda oculta ser, em última análise, uma obrigação das emissoras de TV, a ABA entende ser bem mais conveniente que os anunciantes entreguem desde já seus comerciais com esse recurso incorporado, de forma a evitar “degravações” apressadas, falta de boa sincronização da legenda com o que se fala e eventuais erros no processo de transposição.

 

O emprego da legenda oculta já é seguida há tempos em países da Comunidade Européia e nos Estados Unidos e, desde 2007, por muitos anunciantes no Brasil, de forma voluntária, que levam em consideração que a legenda oculta é um sinal de respeito à população em geral e representa a possibilidade de falar de forma mais precisa com um maior número de consumidores em todas as situações de audiência do meio televisão.

ABA NAS REDES SOCIAIS

Revistas

Confira as outras edições aqui!
Fatal error: Call to undefined function advads_is_amp() in /home/acervo.aba.com.br/public/wp-content/plugins/advanced-ads/modules/adblock-finder/public/public.php on line 10