quinta, 26 de dezembro de 2024

Diversificação marca os 20 anos do Uol

Quando foi criado pelo Grupo Folha, em abril de 1996, o Universo Online tinha a proposta de ser muito mais que um site de conteúdo, era, sobretudo, um provedor de acesso à internet.

De lá para cá, a empresa foi pioneira em alguns aspectos como a criação de salas de bate papo e o lançamento da TV Uol com apenas um ano de existência.

Além da expansão em termos de conteúdo, o Uol optou pelo caminho da diversificação de negócios e o posicionamento como uma plataforma de serviços de tecnologia. Em dezembro de 2010, comprou a americana Diveo por R$ 693,5 milhões, companhia especializada em tecnologia e, em 2007, lançou o sistema de pagamentos PagSeguro.E 1999, o Uol comemorava a marca de 350 mil assinantes e o lançamento do Uol Educação e o Placar Uol Esporte, site que mostra em tempo real o placar de jogos de futebol, tênis, vôlei, basquete e Fórmula 1. Hoje, o Uol  ultrapassa 60 milhões de visitantes únicos por mês.

Segundo Marcelo Coutinho, consultor digital e professor da FGV, embora não tenha sido o primeiro serviço de notícias na web brasileira – Agência Estado, do Estadão, apareceu um pouco antes – o Uol teve um papel fundamental para consolidar o mercado digital no Brasil. “O sucesso do Uol atraiu outros players para o mercado e desbravou o terreno para uma série de iniciativas posteriores. Tão importante quanto seu pioneirismo, foi a capacidade de desenvolver um modelo de negócios capaz de sobreviver as transformações do setor”, diz Coutinho.

O especialista destaca que um dos maiores diferencias da empresa hoje é sua capacidade de diversificação. “Ela não depende mais somente da receita publicitária para sobreviver, com a maior parte do seu faturamento vindo de serviços. É um dos possíveis caminhos que as empresas de mídia podem ter para sobreviver na internet.”

Projeto gráfico

Desde que foi criado, o portal apresentou vários projetos gráficos. O último deles foi lançado em março deste ano e valoriza fotos e vídeos com scroll infinito.

“Desde o lançamento do último projeto, em 2011, muita coisa mudou. Na época, a maioria dos acessos à internet era feito pelo computador. Hoje o cenário é outro: temos tablets, smartphones e smart TVs conquistando cada vez mais espaço”, diz Luciana Faria, gerente geral de interface do Uol.

Novos formatos publicitários

Durante seus vinte anos, o Uol testou e aplicou vários formatos publicitários. No início do mês, o portal anunciou três novas formas de anúncios com veiculação cross-device, a partir de agora as diárias irão veicular em desktop e mobile simultaneamente.

Juntamente aos novos formatos, o UOL lança também uma “vídeo network” própria, plataforma capaz de entregar mais de 300 milhões de vídeos views mensais, em todo o conteúdo da sua rede, incluindo suas home pages, matérias e vídeos editoriais.“Os novos formatos foram pensados para gerar um impacto mais efetivo, com formatos maiores e tecnologia “richmedia” embarcada na veiculação, oferecendo um potencial criativo muito maior”, explica André Vinícius, diretor de Publicidade e ad tech do UOL.

(Meio&Mensagem 02/05/2016)

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