Twitter planeja bater recorde durante os Jogos Olímpicos
A expectativa é de que a Olimpíada do Rio de Janeiro seja o evento mais tuitado da história, batendo a Copa do Mundo de 2014. A intenção é superar os 672 milhões de twittes relacionados ao Mundial.
“Quando olhamos o momento e comparamos a Rio 2016 com Londres 2012, a gente vê que as conversas que aconteceram nos três primeiros meses de 2016 são 2,5 vezes maiores que as dos três primeiros meses de 2012″, afirma Guilherme Ribenboim, vice-presidente do Twitter na América Latina.
Para isso, o Twitter está preparando uma série de iniciativas para colocar em prática durante os Jogos. Entre elas, estão ações em parceria com a Prefeitura do Rio de Janeiro, o Comitê Olímpico Brasileiro, o Comitê Rio-2016 e grandes anunciantes, que transformarão a experiência do usuário que queira comentar o evento na rede social.
Uma das ações é o “Twitter Buzz”, um ônibus que possui telas digitais no lugar das janelas que circulará pela capital olímpica, projetará tuítes e dentro dele, serão realizadas entrevistas e encontros com personalidades e atletas. Haverá também projeções de tuítes em espelhos d’água e hastags físicas nos principais pontos turísticos do Rio de Janeiro.
De acordo com Carlos Moreira Jr, diretor executivo de mídia do Twitter para a América Latina, a estratégia da rede social é ser a principal plataforma de mídia para a cidade, para os atletas, comitês e turistas.
Na contagem regressiva de 100 dias para o início da Olimpíada do Rio, o Twitter reunirá, os principais parceiros e anunciantes para o SportLab, iniciativa para dar uma visão de tudo o que as marcas e influenciadores digitais podem fazer dentro da plataforma durante os Jogos e futuros eventos esportivos.
A expectativa é trabalhar com 90% das marcas envolvidas em ações relativas aos Jogos. Mesmo marcas que não estejam oficialmente patrocinando o evento poderão usar a plataforma para entrar nas conversas que estejam acontecendo de maneira orgânica e interagir com as pessoas.
O Twitter focará as ações em três pilares durante os Jogos:
Mídia: integração da plataforma com a TV;
Conteúdo: espaço para que as marcas se aproximem de influenciadores digitais por meio de interações em vídeo, com a Niche, empresa adquirida pelo Twitter que conecta milhares de produtores de conteúdo digital a empresas, agências de publicidade e marcas, e como amplificar a mensagem por meio da rede
Insights: criação de um site onde as marcas terão acesso ao que está acontecendo no evento — um painel de controle com métricas, tipos de conteúdo discutidos e termômetro da discussão.