Da periferia para o centro da mídia
Assunto recorrente durante os debates do ABA Mídia, a importância do mobile marketing foi o foco da apresentação de Leo Xavier, ceo da PontoMobi, que mostrou como o aparelho celular saiu da periferia para o centro da mídia.
Um ponto central para esta mudança de status do device é, certamente, o fato de seu emprego ter se tornado massivo, ocupando um enorme espaço no dia a dia do consumidor.
Em busca de informações que ajudem a orientar as estratégias dos anunciantes, a PontoMobi realizou em parceria com o Proxxima um estudo com 400 consumidores para entender como é a relação estabelecida com as marcas nesse ambiente. A pesquisa envolveu a análise das iniciativas de 275 marcas, considerando o grau de mobilidade, avaliado a partir de 70 itens distribuídos em três atributos principais: presença (quais as propriedades utilizadas), ferramentas empregadas e experiência (focando a execução dos projetos).
Mais detalhes sobre o estudo podem ser acessados no http://www.slideshare.net/pontomobi/mobility-index. Como enfatizou Leo Xaviver em sua palestra no ABA Mídia 2014, talvez o mais importante para os anunciantes seja avaliar o grau de mobilidade de suas respectivas marcas, até para desenhar a estratégia mais adequada. No estudo os anunciantes foram identificados cinco estágios: zero mobile (32,4% encaixa-se neste perfil), curioso (31,6%), básico (19,6%), ready (11%) e expert (5,4%).
Como inspiração, Leo Xavier mostrou alguns cases que têm conseguido explorar adequadamente os recursos do mobile, como o aplicativo criado para a Skol que ajuda os consumidores a ter acesso aos melhores bares para comprar o produto. “Dar poder aos usuários é fundamental para o sucesso das estratégias nessa área”, enfatizou o executivo.