segunda, 20 de janeiro de 2025

COMITÊ DEBATEU EM SETEMBRO A EFICIÊNCIA DAS MÉTRICAS EM COMUNICAÇÃO

Em sua reunião de setembro, realizada dia 4, o Comitê de Comunicação Corporativa contou com a participação de dois profissionais da Burson-Marsteller, convidados para fazer uma apresentação sobre “Análise da Eficiência das Métricas em Comunicação”.


O assunto ganha cada dia mais importância no dia a dia das empresas, devido à necessidade de se comprovar, de forma mais efetiva, o impacto da comunicação nos resultados obtidos pelas marcas.

 

A vice-presidente Patricia Ávila e o estrategista de mídias digitais Rogério Gonçalves detalharam as características do modelo adotado pela Burson para analisar a eficiência das ações de PR. Mas, logo no início da exposição, fizeram questão de lembrar que não existe “modelos universal” para realizar esse trabalho e que o mais importante é definir os critérios que serão adotados. E, nesse caso, vale lembrar que é preciso indicar objetivos concretos e mensuráveis de comunicação, afinal, indicadores e métricas derivam disso.

 

Até recentemente as iniciativas de PR eram avaliadas a partir do alcance obtido pelas publicações, porém hoje a história é bem diferente. Como enfatizaram os executivos da Burson, os projetos integrados desenvolvidos atualmente envolvem diferentes grupos de stakeholders, demandando métricas complexas para avaliar o impacto exercido pela comunicação no relacionamento com cada grupo.

 

O Burson Buzz-O-Meter, por meio do Buzz Index, mostra justamente o impacto de cada notícia, e o quanto ela deve ser preocupante, ou motivo de celebração, para a empresa.

 

Para isso, são adotados como parâmetros aspectos como o “sentimento” da cobertura, o grau de compartilhamento da notícia nas redes, a audiência e o alcance dos veículos nas várias plataformas, o perfil do veículo e a rede de influência do autor da notícia.

 

A análise do share of voice na mídia e redes sociais é feita por tema e categoria e, entre outros aspectos, o sistema tem engloba também um mapa dos influenciadores. Os dados nesse caso são compilados por pessoa, cuja pontuação é determinada por pontuações de alcance, ressonância, relevância, comportamento, audiência e estilo de linguagem, entre outro fatores definidos caso a caso, de acordo com as necessidades do projeto.

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