domingo, 19 de janeiro de 2025

Ação da Pernambucanas engaja colaboradores contra o desperdício de água

A Pernambucanas lança uma campanha para estimular seus colaboradores e a sociedade a agirem contra o desperdício de água. Batizada de “#cadagotaimporta”, a ação já conta com o engajamento de mais de 16 mil funcionários em São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Minas Gerais.

Para aderir à campanha é muito simples. Basta enviar uma fotografia junto de frases que revelem atitudes em prol da economia da água, como: “Não lavo meu carro há seis meses”; “Eu reutilizo a água do banho para lavar o quintal”; “Nós reaproveitamos a água da máquina de lavar roupa para a descarga”; “Eu limpo a calçada com vassoura e não com mangueira”; “Ensaboo toda a louça antes de enxaguá-la”; “Eu verifico regularmente se há algum vazamento de água em casa”; “Eu fecho a torneira enquanto faço a barba”; “A mesma água que lavo frutas e verduras, aproveito para regar as plantas”; entre outras.

Além de virarem papéis de parede dos computadores, adesivos nos elevadores e corredores da empresa e propagandas na intranet, as imagens agora devem se tornar virais, ocupando também as redes sociais dos colaboradores. O objetivo é que todos passem a incentivar o compartilhamento dessas imagens e atitudes entre os “amigos dos amigos”, atingindo um número crescente de pessoas.

“A ideia é justamente estimular a reflexão sobre o papel primordial que a água representa para todos e fazer com que cada um pense em como pode melhorar a sua relação com ela”, afirma Maria Fernanda Almeida, gerente de Comunicação Interna da Pernambucanas. De acordo com a executiva, testes já foram feitos e a adesão foi imediata, com muitos likes e compartilhamentos no Facebook.

“Essa abertura de uma campanha interna em redes sociais é bastante emblemática para a Pernambucanas, porque extrapola os nossos limites físicos. E é de fato um tema relevante, que preocupa a todos, porque mexe com a nossa vida pessoal, de cidadãos, não só com as necessidades de uma empresa ou de uma região”, complementa Maria Fernanda.

“Outro ponto interessante é que a #cadagotaimporta também acaba aproximando os funcionários na medida em que há um espelhamento em atitudes simples. Assim, quem nunca tinha saído da fase de conscientização, percebe que também pode fazer diferente, pois os outros estão engajados, agindo de fato”, acrescenta Nelson Carvalho, diretor de Desenvolvimento Humano e Organizacional da Pernambucanas.

 A Pernambucanas criou também um “Comitê de Crise da Água”. Nele, as áreas de operações, proteção de ativos, engenharia, comercial, jurídica, de comunicação, desenvolvimento humano organizacional e sustentabilidade se reúnem quinzenalmente para discutir procedimentos, antever possíveis cenários frente ao racionamento/rodízio de água e propor soluções para a situação.

Medidas de contingência que já estão sendo adotadas, como a instalação de redutores nas torneiras; a implantação de novas caixas d´água no escritório central – aumentando a capacidade de armazenamento do recurso hídrico; entre outras ações que permitem a redução do consumo sem prejudicar o abastecimento aos colaboradores e aos clientes da empresa.

 

ABA NAS REDES SOCIAIS

Revistas

Confira as outras edições aqui!
Fatal error: Call to undefined function advads_is_amp() in /home/acervo.aba.com.br/public/wp-content/plugins/advanced-ads/modules/adblock-finder/public/public.php on line 10