No Cannes Lions, Cris Duclos afirma que olha os cases "com olhar de cliente e consumidor final"
Veterana como delegada no Cannes Lions, Cris Duclos, diretora de imagem e comunicação da Vivo, faz sua primeira visita ao cerne do festival, participando de um júri no qual terá oportunidade de mergulhar mais fundo não só nos bastidores do evento como em alguns dos mais interessantes trabalhos concorrentes. A categoria Creative Effectiveness tem como um dos seus valores essenciais mostrar a força da criatividade na construção das marcas. Confira abaixo algumas opiniões da executiva.
Creative Effectiveness
Essa categoria representa o que buscamos hoje da comunicação e da construção de marca: criatividade para gerar o engajamento das pessoas com as marcas, além de resultados mensuráveis e relevantes ao mesmo tempo. É muito rico poder conhecer as apostas de marcas do mundo todo nesse sentido – mostrando como uma ideia criativa e impactante pode (e deve), de fato, gerar resultados.
Consumidor
Acredito que a criatividade e a eficiência devem sempre fazer parte da construção da comunicação. Para isso, é importante estar antenado ao que está ocorrendo com o consumidor o tempo todo, e tentar sempre entender o que é relevante para ele – não apenas em relação ao produto que está sendo oferecido, mas também em relação aos hábitos de consumo de conteúdo, meios utilizados e informações. Hoje a capacidade de resposta e adaptação ao mercado é indispensável, então é primordial ouvir o consumidor sempre e estar embasado em dados para definir a melhor estratégia.
Cannes Lions
É o evento mais importante do setor. É muito rico poder conhecer o trabalho de marcas do mundo inteiro, entender as tendências de comunicação, trocar experiências com outros profissionais e assistir aos grandes cases que têm sido construídos pelo mundo. Eu compareço ao festival há 12 anos. Cada ano acrescenta alguma coisa para o meu dia a dia. Chego no Brasil com mais vontade de fazer melhor.
Jurada
É a primeira vez que serei jurada e tenho a chance de ver os bastidores do festival, conhecer com mais profundidade cada um dos cases (os que ganham e os que não), trocar experiências com os demais jurados e, principalmente, aprender com cada defesa e argumentação dos concorrentes. Como jurada, sou bem crítica, gosto de conhecer os detalhes. Olho os cases com olhar de cliente e consumidor final.
Criatividade
Além das avaliações aqui dependerem muito da comprovação de fato do resultado da ação, o legal da categoria Creative Effectiveness é a importância dada ao valor real que a criatividade trouxe para a marca e para a empresa. De outros anos, cases muito interessantes que gosto nesse sentido são o Like a Girl, da Always, bem como o Nivea Doll e o vencedor da categoria Creative Effectivess do ano passado, o Split, da Volvo Truck.
Futuro
Acredito que o grande desafio da publicidade é conseguir acompanhar o ritmo da transformação que está ocorrendo com o consumidor e seguir com sua relevância. Ao mesmo tempo que temos um ambiente riquíssimo de dados e ferramentas digitais para construir estratégias cada vez mais assertivas, estar inserido de forma relevante no dia a dia do consumidor, sem ser intrusivo, é um grande desafio que as marcas devem superar cada vez mais.
Desafio
É um desafio conciliar o tempo necessário para revisar com profundidade todos os cases, já que na minha categoria o trabalho prévio conta muito, e seguir o dia a dia de trabalho, que já é bastante dinâmico. Eu já tenho uma rotina de acompanhar o que está sendo realizado no mundo, além de tudo o que é realizado em Cannes. Estou dividindo um pouco do meu tempo livre e criando um horário na minha agenda para focar nessa avaliação.
Fonte: PROPMARK – 31/05/2016