Presidente da ABA faz sua primeira reunião com os representantes dos comitês
Juliana Nunes, VP de Assuntos Corporativos, Sustentabilidade, RH e Compliance da Brasil Kirin e Presidente da ABA reúne-se com os Presidentes e Vice-Presidentes dos nove comitês da ABA, na manhã desta sexta-feira (13), para alinhar as diretrizes da nova gestão da associação.
Os comitês analisam, debatem, propõem soluções e emitem pareceres sobre temas levantados pelos executivos das empresas associadas e pela diretoria da entidade. As principais frentes de atuação dos Comitês – São as seguintes: publicidade infantil; crimes cibernéticos; publicidade infantil e Estatuto do Deficiente.
Confira abaixo a lista dos nove comitês e seus respectivos presidentes:
- Comitê de Insights, presidente: Fernanda Scozzafave – Avon
- Comitê Jurídico, presidente: Vanessa Vilar – Unilever
- Comitê de Comunicação & Sustentabilidade, presidente: Cristiane Lopes – Pepsico
- Comitê de Branding & Conteúdo, presidente: Thiago Cesar da Silva – Itaú
- Comitê de Sourcing, presidente: Claudia Furini – JBS
- Comitê de Trade & Shopper Marketing, presidente: Eduardo Castro – Basf
- Comitê de Consumer Experience, presidente: Betânia Gattai – Unilever
- Comitê de Relações Governamentais, presidente: Juliana Vansan – Mondelez
- Comitê de Mídia, presidente: Erica Campbell – L´Oreal
Confira a missão de cada comitê:
Branding & Conteúdo
- Ampliar o espectro de estudo da marca, com o aprofundamento de análises, discussões e recomendações, de forma a posicionar as marcas como ativos extremamente importantes para potencializar resultados e tornar a relação estabelecida com o consumidor mais efetiva.
- Desenvolver e melhorar a prática de branding nas empresas, por meio da integração de suas diversas técnicas de gestão.
- Difundir a cultura e o conhecimento sobre conteúdo de marca, por meio do compartilhamento de aprendizados estratégicos e técnicos. O objetivo é fomentar as iniciativas dessa área que, nesse momento de transformação do marketing, tem-se mostrado uma grande aliada para o almejado engajamento do consumidor.
- Mergulhar nas visões de planejadores, criadores, produtores, diretores e autores de conteúdos publicitários ou não publicitários, com o objetivo de captar aprendizados a partir da fonte e, a partir daí, gerar materiais que possam subsidiar as iniciativas das empresas anunciantes.
Comunicação & Sustentabilidade
- Inspirar, esclarecer, promover e comunicar conteúdos para que o conhecimento e as iniciativas em sustentabilidade sejam ferramentas para as empresas trabalharem com marketing para transformar. Desenvolver projetos e debater questões que possam melhorar a eficácia das ferramentas de Comunicação Corporativa pra sustentabilidade. A premissa básica de orientação das iniciativas é o entendimento de que a área de comunicação corporativa é estratégica para que as empresas possam implantar a transformação através da transversalidade do tema, fazendo com que sustentabilidade seja mais do que apenas uma tarefa, mas sim uma maneira de promover resultados.
Consumer Experience
- Atuar como agente fortalecedor das relações consumidor- marca, promovendo troca de experiências e debates, desenvolvendo e disseminando práticas inovadoras, fomentando políticas de relacionamento com consumidores que gerem valor de longo prazo para a sociedade como um todo, e contribuindo assim, com a construção de uma nova visão de marketing para transformar.
Insights
- Integrar e inspirar profissionais da área de Insights para promover seu desenvolvimento, com o intuito de antecipar necessidades e contribuir para o crescimento da área e de seus profissionais.
Jurídico
- Discutir e procurar soluções para as iniciativas que ameaçam o direito da liberdade da comunicação comercial. Elaborarpareceres e contratos para facilitar o relacionamento das associadas com suas agências e demais fornecedores que compõem a cadeia do marketing. Dar suporte jurídico às consultas feitas pelos demais Comitês.
Mídia
- O Comitê de Mídia é destinado a membros com nível sênior (gerência ou superior) de mídia, marketing ou comunicação em suas organizações. Nossa abordagem será sempre holística, neutra de canal e voltada aos temas mais importantes e relevantes para nossos associados e o mercado. Teremos papel de liderança no mercado, dividindo melhores práticas e conhecimento, facilitando discussões e tópicos que apoiem a melhor tomada de decisões sobre a mídia.
- O Comitê promoverá um fórum contínuo para que seus membros e organizações possam discutir temas relevantes com seus pares e com convidados externos. O objetivo é direcionar os esforços para iniciativas que sejam transformadoras para o marketing das empresas anunciantes, considerando a relevância da atividade de mídia.
Relações Governamentais
- Atuar na defesa dos interesses das associadas, perante as funções administrativa, jurisdicional e legislativa do Estado brasileiro e, proativamente, na elaboração de políticas públicas, visando à preservação dos valores constitucionais da livre manifestação de pensamento, da criação, da expressão e da informação.
Sourcing
- Discutir conceitos, definir melhores práticas e compartilhar informações, otimizando a competência e a sinergia de Compras e Marketing, com visão local, sem perder a perspectiva global.
- Alinhado com a nova missão da ABA, “marketing para transformar”, produzir guias que orientem, de forma efetiva, quais os critérios que associados e o mercado devam adotar sobre como comprar melhor para as diversas disciplinas do marketing, identificando oportunidades e trazendo inovações ou novas formas, sempre atendendo a exigência atual do mercado: a necessidade de otimizar adequadamente os investimentos feitos na área de marketing.
Trade & Shopper Marketing
- Aprofundar, discutir e compartilhar conhecimento sobre as melhores estratégias do Marketing na relação da Indústria com o Varejo, para atender às necessidades das marcas, produtos, pontos de venda e consumidor.
- Discutir sobre o comportamento atual e as tendências do shopper de como ele pensa e age, quais as ferramentas e ações adequadas para melhorar a experiência da compra e a estratégia adequada a cada Canal e região.