Jornal Propmark destaca nova gestão e posicionamento da ABA
Com planos de impulsionar temas sensíveis ligados à área de Advocacy, como restrições à publicidade infantil, bebidas alcoólicas, medicamentos e, por exemplo, o Estatuto da Pessoa com Deficiência, a executiva Juliana Nunes assumiu a presidência da ABA (Associação Brasileira de Anunciantes) na semana passada para um mandato de dois anos.
Ela, que é a primeira a mulher a comandar a entidade que representa os interesses das empresas que investem cerca de R$ 90 bilhões brutos por ano em publicidade, vai substituir João Campos, presidente da Pepsico Alimentos, que a partir de agora passa a presidir o conselho de administração. Juliana, vice-presidente de assuntos corporativos, sustentabilidade, recursos humanos e compliance da Brasil Kirin, quer manter o inconformismo para sustentar os processos de transformação que o mercado precisa para se ajustar, nas suas palavras.
“A liberdade de expressão é essencial. Não podemos tirar do foco esse tema, que é muito importante e sensível. O Advocacy é prioridade para a ABA não só na defesa dos interesses dos anunciantes, mas também na orientação de práticas. Precisamos estar bem atentos porque uma campanha publicitária pode ter reações indesejadas. Usar critério é essencial, inclusive para o debate. Os stakeholders são reativos e as repercussões são automáticas. Participamos de debates como o da publicidade infantil porque é um tema sensível para alguns dos nossos associados. Não somos favoráveis a proibições”, explicou Juliana.
A presidente-executiva da ABA, Sandra Martinelli, esteve presente no lançamento do Portal de Defesa do Consumidor e na apresentação da pesquisa Publicidade Infantil em Tempos de Convergência, na sede do Ministério da Justiça, em Brasília, também na semana passada. “Respeitamos com rigor as regras, normas e leis. Acreditamos que a proibição e o banimento à publicidade infantil são inconstitucionais, mas o abuso, é claro, deve ser coibido”, observou Sandra.
Os grupos de trabalho da instituição serão essenciais nas tomadas de decisões. Signatária do Cenp (Conselho Executivo das Normas-Padrão), a ABA vai aguardar os resultados de um comitê tripartite (agências, veículos e anunciantes) constituído para refletir o questionamento sobre o modelo de remuneração das agências, consolidada pela Lei 12.232, que reconheceu as normas-padrão como parâmetro de negociação comercial. A ABA é representada pelos conselheiros Antonio Totaro, da Ambev, e Sergio Pompílio, da Johnson & Johnson.
“Temos uma ótima relação com o Cenp, do qual somos fundadores. A ideia é harmonizar, porque agências, veículos e anunciantes têm interesses comuns. Vamos aguardar o final das discussões para nos posicionarmos pelo fim ou continuidade do processo no Cade. Quando comecei na ABA, em 2006, ajudei a consolidar temas como Advocacy, que mantém os anunciantes nas discussões legais que envolvem o segmento. Queremos trabalhar em conjunto com todos os agentes”, acrescentou Juliana.
Durante a posse de Juliana, foi anunciada a criação do projeto ABA Academy, que une a entidade e a ESPM. A ideia é trazer o conhecimento prático dos profissionais para o meio acadêmico. A Fiat é a primeira empresa a emprestar o seu conhecimento mercadológico para a turma de pós-graduação. O head de marketing da montadora, o executivo João Batista Ciaco, vai ministrar algumas aulas.
Youngs recebem patrocínio
A ABA é uma das apoiadoras do projeto Young Lions, que tem a coordenação de Emmanuel Publio Dias, da ESPM, da Editora Referência e de O Estado de S.Paulo. É a primeira vez que a entidade participa do projeto. A presidente-executiva, Sandra Martinelli, explica a importância de apoiar a iniciativa exatamente no momento que acaba de criar o ABA Academy. Profissionais de marketing das principais empresas do país vão dar aulas no curso de pós- -graduação da ESPM. “O Festival de Cannes é a oportunidade de estar frente a frente com o mais alto patamar da criatividade. E o Young Lions é a chance de aprender e vivenciar as muitas oportunidades e possibilidades que surgem a toda hora no mercado publicitário. Portanto, é um orgulho para a associação patrocinar um evento que tem como principal objetivo não só criar, mas também apoiar futuros talentos brasileiros. Não é apenas uma premiação, mas um projeto que traz reconhecimento aos jovens que buscam aprendizado e crescimento profissional”.
(Propmark 18/04/2016)