Confira o discurso do João Campos durante a cerimônia de posse
Bom dia a todos.
Hoje celebramos a posse dos executivos das empresas associadas à ABA, que integram a Diretoria Nacional e Conselho Superior para a gestão de 2016 a 2018. Passo então de Presidente da ABA, na gestão 2014-2016, para presidente do Conselho Superior da entidade na nova gestão.
Registro aqui a minha alegria em entregar a Presidência da ABA para Juliana Nunes, e compartilho com vocês a minha satisfação frente à este cargo nesses dois últimos anos:
Era um sonho tornar a ABA um agente transformador. Um sonho abrir novas frentes, aparar arestas, virar exemplo e ser motivo de orgulho para todos nós. Ao final de dois anos, todos os sonhos se tornaram realidade. E, com certeza, não sonhei sozinho. E se eles se concretizaram, devo muito aos meus parceiros de gestão, à Sandra Martinelli e sua incansável equipe. Ao Conselho da ABA – o qual, nesta gestão que se inicia, terei o prazer de presidir. Aos parceiros, amigos, associados, patrocinadores, demais entidades, imprensa e mercado. Foram dois anos intensos, inovadores. Meus sinceros agradecimentos a todos vocês.
E, tenho certeza, a continuidade virá ainda mais inspiradora e com mais inconformismo!
Juliana Nunes é a primeira mulher a presidir a ABA em seus 56 anos de existência!
Acredito que o conceito de transformação atingiu todas as áreas de nossa atuação. Prova disso é nossa mais recente iniciativa, a ABAcademy. Nossa ideia é estabelecer parcerias com as principais universidades para a promoção conjunta de atividades nas áreas de Comunicação e Marketing. O acordo prevê a divulgação dos cursos no Portal Aba, com descontos para associados da entidade; elaboração de agenda com os integrantes dos comitês para apresentação de cases das suas empresas nas aulas de pós graduação e MBA; participação de alunos da pós graduação e MBA como ouvintes nas reuniões de Comitês da ABA e utilização dos auditórios das universidades para eventos da associação.
E é exatamente por esta razão que estamos aqui hoje. Para 2016, fechamos uma parceria com a pós graduação da ESPM, abrangendo as unidades de São Paulo, Rio e Porto Alegre. Agradecemos ao Prof. Licinio Motta, diretor da pós-gradução da ESPM, e ao Presidente da ESPM, José Roberto Whitaker Penteado, que nos ajudaram a tornar esse sonho realidade.
Ainda nesta gestão, um dos nossos pilares, o Advocacy, cresceu de modo admirável na defesa dos temas sensíveis aos nossos associados, tais como publicidade infantil, de bebidas alcoólicas, de medicamentos, estatuto da pessoa com deficiência, dentre outros.
Para se ter uma ideia do tamanho desta atividade, só em 2015, a ABA acompanhou a tramitação de vários Projetos de Lei que regulamentam a publicidade infantil, com suporte do GT de Publicidade Infantil, e participou de audiências públicas, inclusive na CPI de Crimes Cibernéticos, em Brasília. Criamos ainda um Grupo de Trabalho que acompanha a tramitação dos Pls que tratam de bebidas alcoólicas. Isso são só alguns exemplos. Houve muito mais e está tudo lá no nosso portal – que, aliás, tornou-se um canal expressivo de referência para nossos associados e todo o mercado, não só para informação, como também de exposição de suas ações.
Com relação aos nossos eventos, pensamos globalmente na hora de organizá-los. O que acontece no mundo e aqui, quais as tendências, preocupações e soluções para os profissionais de marketing.
E nesses dois anos, posso afirmar, os eventos da ABA foram inspiradores e proveitosos. E, tenho certeza, vão continuar a melhorar cada vez mais.
Destaco, nesse aspecto, o ENA – Encontro Nacional de Anunciantes, quando o Grupo de Líderes, outra frente aberta por esta gestão, irá realizar sua segunda entrega. Criado com o objetivo de fomentar o debate sobre a construção de marcas e aprimorar o marketing como ativo nos negócios, o Grupo irá apresentar a pesquisa Produtividade do investimento em Comunicação e Marketing. Trata-se de um estudo de benchmark qualitativo, feito em parceria com a Kantar Vermeer, realizada com empresas associadas, sobre medições de ROI e o split entre mídia produtiva e não-produtiva. Com certeza, algo que será aproveitado por todos.
Eu teria muito mais sonhos reais para contar a vocês: as entregas dos Comitês, o M-List, uma obra de arte realizada com nossa querida parceira Regina Augusto, da Gume, que teve sua primeira edição no final de 2015 e lista os profissionais de marketing das 500 maiores empresas do Brasil; a excelência da Revista ABA; a entrada da entidade nas redes sociais, nossa participação no CENP…. São muitas frentes abertas.
E minha função nesses dois anos que temos pela frente?
Bem, como Presidente do Conselho Superior, quando solicitado, vou aprovar os planos gerais da atividade da Diretoria e da Associação, e atuar como representante da Associação junto a autoridades, órgãos públicos, autarquias, além de entidades de classe, para tratar de assuntos de interesse das associadas.
Transformar é um processo contínuo e de longo prazo. Esta primeira gestão à frente da ABA, comprovou que, quando propósitos verdadeiros se aliam à soma de esforços de um grupo determinado a fazer a diferença, é possível realizar essa transformação. A experiência deste primeiro biênio preparou a ABA para os próximos anos. O objetivo é muito claro: ser o agente de interlocução com o mercado, apresentando-se mais forte e fundamentado para desempenhar o seu papel transformador na defesa dos interesses dos seus associados.
Ao ter estabelecido relações de parcerias consistentes em prol de um mercado cada vez mais atuante e saudável, a ABA se fortaleceu e sedimentou sua atuação de forma construtiva e consistente. Em um momento no qual valores como transparência e consistência ganham novos contornos, estamos certos de que trilhamos um caminho importante nessa jornada em prol da transformação do mercado e da sociedade.
Quero mais uma vez agradecer a todos que estiveram nessa jornada comigo: Conselheiros e integrantes da diretoria, parceiros estratégicos, patrocinadores e apoiadores das nossas iniciativas, associados, presidentes e integrantes dos Comitês da ABA, assim como ao nosso corpo executivo, associações parceiras e a todo mercado de comunicação e marketing.
Juliana, a bola, ou melhor, o sonho está agora com você.
Conte comigo – e com todos nós – para sonharmos juntos!
Obrigado!