Gume e ABA revelam os 20 executivos de maior destaque no setor
GUME E ABA revelam os 20 executivos de maior destaque no setor e apresentam o M-List, um guia que mapeia os executivos de marketing das 500 maiores empresas do Brasil.
O chief marketing officer do Itaú Unibanco Fernando Chacon é o profissional de marketing mais influente do Brasil. É o que aponta o ranking Os Executivos de Marketing Mais Influentes do Mercado, que circula com a primeira edição do M-List, publicação anual que marca a estreia da área de conteúdo da GUME, agência de reputação e engajamento aberta em maio de 2015 pela jornalista Regina Augusto e que conta com o apoio da Associação Brasileira de Anunciantes. “O M-List nasce com a missão de identificar quem são os principais profissionais das áreas de marketing das maiores empresas presentes no mercado nacional. E ao fazer isso acaba também os valorizando”, afirma Regina Augusto, Publisher do M-List.
“A ideia de reunir e traçar o perfil dos principais profissionais de marketing das 500 maiores empresas presentes no país é, ao mesmo tempo, simples e poderosa. Este diretório materializa de forma inédita o grande mosaico que compõe essa que é uma das áreas mais estratégicas das empresas”, afirma Sandra Martinelli, presidente executiva da ABA.
Para chegar aos 20 nomes que compõem a lista liderada por Chacon, a publicação enviou a um seleto grupo de formadores de opinião do segmento de agências e veículos de comunicação um questionário no qual se perguntava quais são os executivos de marketing mais influentes e quais as características mais importantes que balizavam essas escolhas. Posteriormente, o resultado da sondagem foi analisado e validado pela equipe editorial.
Além de Chacon, fecham o top five do ranking Daniela Cachich (vice-presidente de marketing da Heineken Brasil), João Batista Ciaco (diretor de publicidade e marketing de relacionamento da FCA), Eduardo Tracanella (superintendente de marketing institucional do Itaú Unibanco) e Agrício Silva Neto (vice-presidente de marketing e programação da Sky).
Oito critérios foram levados em conta para se chegar aos 20 escolhidos: capacidade de inovar, capacidade de se adaptar a mudanças, transparência e boa governança com parceiros, valores éticos, qualidade do trabalho colocado na rua, coragem, espírito empreendedor e visão de longo prazo.
Confira os executivos de marketing mais influentes do mercado:
1. Fernando Chacon – chief marketing officer (CMO) do Itaú
2. Daniela Cachich – vice-presidente de marketing da Heineken Brasil
3. João Batista Ciaco – diretor de publicidade e marketing de relacionamento da Fiat Chrysler Automobiles (FCA)
4. Eduardo Tracanella – superintendente de marketing institucional do Itaú Unibanco
5. Agrício Silva Neto – vice-presidente de marketing e programação da Sky
6. Cristina Duclos – diretora de marketing da Vivo
7. Aline Santos Farhat – vice-presidente sênior de marketing global da Unilever
8. Roberto Gnypek – vice-presidente de marketing do McDonald´s
9. Sylvia Leão – diretora vice-presidente de gestão de gente do Carrefour Brasil
10. Andrea Salgueiro Cruz Lima – vice-presidente de personal care da Unilever
11. Tatiana Lemos – head of branding & creative da Nestlé
12. Paula Nader – diretora de marca e marketing do Santander
13. José Cirilo Teixeira – diretor de marketing da Johnson&Johnson Consumo do Brasil
14. Jorge Pohlmann Nasser – diretor de marketing e CRM do Bradesco
15. Paula Lindenberg – vice-presidente de marketing da Ambev
16. Ricardo Fort – vice-presidente sênior de marca, produto e patrocínios globais da Visa
17. Carla Schmitzberger – diretora de negócios Sandálias da Alpargatas S.A.
18. Mauro Segura – diretor de marketing e comunicação da IBM
19. Oswaldo Ramos – gerente nacional de marketing da Ford
20. Alex Rocco – diretor de marketing e comunicação da Sky