Alexandre Waclawovsky, da Nestlé, participou da Semana ARP da Comunicação 2015 em Porto Alegre
Alexandre Waclawovsky, Head Digital da Nestlé e Presidente do Comitê de Mídia da ABA, participou da Semana ARP (Associação Riograndense de Propaganda) da Comunicação 2015, realizada em Porto Alegre.
Alexandre deu início à conversa abordando as eras pelas quais a comunicação já passou. Inicialmente, foi a Era do Espaço, vivida na época da Revolução Industrial. Depois foi vez da Era do Tempo, quando tudo o que valia era dinheiro e não se perdia tempo. Mais tarde, veio a Era da Atenção, quando está tudo muito acessível, devido à quantidade de estímulos que as pessoas vivem em todos os ângulos, com startups, informação, cloudbase, opensource.
Atualmente, Alexandre explica que vivemos na Era do Contexto, pois nunca antes na história a tecnologia ultrapassou a capacidade de ter ideias como hoje. “Na era em que vivemos, não existe ideia que não seja executável”, falou. Devido ao rápido avanço das coisas, Alexandre diz que as pessoas estão, cada vez mais, valorizando as coisas mais simples, estão cientes do contexto onde estão inseridas. Como exemplo, ele deu Uber e Airbnb.
No contexto da marca, o palestrante defende que é preciso acompanhar as mudanças que ocorrem, pois é preciso mudar também. “Meu desafio na Nestlé é: será que o que funcionou ontem, funcionará amanhã?”, provocou. No que se refere às mídias sociais, Alexandre alega que o modelo de pensamento é o que mais importa, e não saber usar a ferramenta em si. Pensar como usar essas plataformas e entender o consumidor, para que o produto vire Share, isto é, seja compartilhado, pois, no momento em que o consumidor compartilha a informação, significa que ele se identificou com o conteúdo.
“É preciso entender o contexto da pessoa, pensar no ser humano, ser importante para ele. Não posso ficar preso apenas na ferramenta, preciso saber usá-la. Meu papel enquanto marca é dizer como o consumidor deve fazer”, explicou Alexandre.
Marcas usam as informações que usamos na internet. Como exemplo, ele usou a Amazon que, ao vender um livro via web, a empresa mantém um relacionamento com o consumidor, fazendo com que este se sinta valorizado.
Ao final da explanação, Alexandre levantou a questão da imagem que, atualmente, é muito importante, pelo fato de ser o que mais chama a atenção do consumidor. Pensanado nisso, a Nestlé criou um vídeo manifesto exclusivamente para o meio digital para alcançar o consumidor por meio da imagem. A produção busca fazer com que a marca vire pauta de conversa entre esses consumidores.
Após a apresentação, Alexandre respondeu a perguntas dos participantes sobre sua visão a respeito das peças publicitárias criadas atualmente, ao que ele respondeu que, hoje, deve haver uma quebra de paradigmas para fugir do tradicional. “O que precisamos é alcançar o consumidor, entendendo seu contexto, independentemente dos padrões preestabelecidos de publicidade”, finalizou.
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(Coletina.net 18/11/2015)