Confira na íntegra o discurso da nova presidente da ABA, Juliana Nunes
Bom dia!
Agradeço a todos pela presença, nesse momento muito especial para mim.
Começo minha gestão com uma grande responsabilidade e desafio: melhorar o que já está excelente. Ou no mínimo, continuar o ótimo trabalho realizado pela gestão anterior, que considero de alto nível!
Por outro lado, tenho a sorte de contar com uma equipe muito bem estruturada e eficiente na ABA, além dos associados e parceiros que fazem esta associação ter visibilidade e resultados tão relevantes. Terei também ao meu lado nesses próximos dois anos, uma diretoria comprometida e coesa. Estamos todos bem animados para começarmos! E quem conhece a ABA, acompanha suas atividades, sabe o porquê deste entusiasmo.
Para começar, será muito bom fazer visitas mais frequentes à sede, na Av Paulista, além das reuniões de Diretoria. Ali o clima é de criação. Tem sempre um zumzumzum de ideias, de novidade. Parece mesmo uma agência – até na arquitetura do espaço onde fica a Equipe.
Destaco, aqui, algumas iniciativas que considero importantes para este ano. Vamos impulsionar ainda mais um dos principais pilares da ABA – Advocacy. Essa frente é de extrema importância para os associados. Trata de perto assuntos sensíveis, como publicidade infantil, bebidas alcoólicas, medicamentos, Estatuto da Pessoa com Deficiência, entre outros. Sem dúvida, é prioridade nesta gestão.
Da mesma forma, defendemos a melhoria das relações comerciais entre anunciantes, agências e veículos, através da participação no Conselho Executivo das Normas-Padrão (o CENP), criado para assegurar as boas práticas entre todos. Nem é preciso enfatizar o quanto essas ações estarão na lista de pautas.
Boa parte do conteúdo dos eventos da ABA é fomentada pelas reuniões dos Comitês. Atualmente, temos 9 comitês e a ideia é constituir um 10º – Millenials e Melhor Idade. Um comitê que terá como espelho esses jovens, que são conectados 24 horas por dia, e tem na internet sua principal plataforma de comunicação. Assim como, o novo padrão de comportamento do público de melhor idade. Acredito que este comitê irá agregar importantes diferenciais ao conteúdo de nossas atividades.
Com essa visão, chamo atenção especial para as ações do Grupo de Líderes. Criado com o objetivo de fomentar o debate sobre a construção de marcas e aprimorar o marketing como ativo nos negócios, o Grupo irá realizar sua segunda entrega, iniciada em 2015, durante o ENA deste ano, com o debate sobre a pesquisa “Produtividade do investimento em Comunicação e Marketing”. Trata-se de um estudo qualitativo de benchmark, feito em parceria com a Kantar Vermeer, realizado com empresas associadas, sobre medições de ROI e o split entre mídia produtiva e não-produtiva. Haverá ainda a apresentação de um outro estudo não menos importante, que é “ O valor da confiança e a nova agenda do CEO”, recorte da pesquisa Edelman Trust Barometer, com foco no papel dos CEOs como agentes de transformação.
Com certeza, algo a ser aproveitado por todos!
E já que falamos no ENA – o nosso Encontro Nacional de Anunciantes – , não posso deixar de destacar aqui o prazer que será acompanhar de perto os eventos realizados pela ABA. Não há quem não saia desses já famosos eventos, inspirado e com vontade de por em prática tudo o que conheceu ali. Já temos planos para palestrantes, temas, debates. Tenho certeza de que vocês vão gostar e aproveitar muito.
Quero também firmar meu compromisso de manter todos os nossos canais,a Revista ABA, o Portal ABA e Mídias Sociais, sempre com as últimas notícias e comunicados relevantes de nosso mercado, dos associados, parceiros estratégicos e de mídia. Vamos apoiar também a segunda edição do M-List, publicação com a relação dos melhores profissionais de marketing, lançada no final de 2015 pela GUME, em parceria com a ABA.
Ainda que seja um aspecto mais formal da gestão, não posso deixar de falar sobre minhas atribuições estatutárias nos próximos dois anos. Como sabem, os membros da Diretoria Nacional respondem pela administração da Associação em todos os seus níveis. Portanto, compete a mim como Presidente da Diretoria Nacional, entre outras atribuições:
– Convocar e presidir as reuniões de Diretoria;
– Aprovar as propostas orçamentárias, os balanços e todos os documentos e relatórios financeiros da Associação;
– Designar os representantes que deverão exercer a função de porta-voz e participar de reuniões e eventos, tanto nacionais como internacionais;
– Estabelecer o plano de trabalho da Diretoria para cada ano de gestão, fiscalizando o seu cumprimento;
– Representar a ABA em todos os seus direitos e interesses.
Um desafio e tanto pela frente que deixa a mim e todos os membros da diretoria motivados e com as melhores expectativas de resultados positivos para a ABA e seus associados!
Muito obrigada!