quarta, 08 de janeiro de 2025

Confira as novidades da ABA

Em Assembleia Geral Extraordinária, realizada na segunda-feira, 4 de maio, a ABA aprovou o novo estatuto social da entidade (clique aqui para ver as fotos).

Na sequência foi organizado uma coletiva de imprensa, com um grupo de jornalistas da imprensa especializada. O objetivo do encontro foi fazer o balanço do primeiro ano de gestão da diretoria presidida por João Campos, vice-presidente da Unilever e gerente geral da Kibon.

Na apresentação para os jornalistas, João Campos chamou a atenção para as iniciativas que foram adotadas no último ano para preparar a associação para atender às exigências do novo ambiente mercadológico. A ABA passou por reestruturações significativas, que vão desde uma nova  sede, a instalação do Grupo de Líderes, maior integração entre seus comitês permanentes até uma constante discussão do papel do marketing nas organizações.

Para atuar em linha com as novas demandas do mercado a ABA reformulou sua missão, enfatizando a necessidade da associação atuar como um agente transformador e de geração de valor para as empresas associadas e para a sociedade. “Temos convicção de que nosso papel é promover a excelência e as melhores práticas do marketing e da comunicação, mas sob essa perspectiva da transformação, do inconformismo”, explica João Campos.

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Uma das primeiras iniciativas foi a instalação do “Grupo de Líderes”, fórum para debates sobre a construção de marcas e reputação das organizações anunciantes, presidido por Guilherme Loureiro, do Walmart. O Grupo conta com a participação dos CEOs da Nestlé, Juan Carlos Marroquin; da Procter & Gamble, Alberto Carvalho; da  TAM, Claudia Sender; e da Brasil Kirin, Gino di Domenico. Além do presidente da ABA , João Campos, da Unilever, e do co-presidente do Conselho Superior, Luiz Carlos Dutra, da Votorantim.

O grupo já se reuniu no ABA Summit, realizado no final de 2014, e tem uma extensa agenda para 2015, quando contará com o suporte de dois grupos de trabalho, criados justamente para viabilizar as propostas. Os assuntos em pauta têm total pertinência com o momento atual do mercado: a produtividade do investimento em comunicação e marketing; e como alavancar a integração do marketing como ferramenta estratégica de negócio & reputação.

No dia a dia da associação

Quem está à frente das atividades no dia a dia da associação é Sandra Martinelli, que assumiu em setembro de 2014 a vice-presidente executiva. Ela liderou a comunicação e o marketing em empresas como Santander, Unibanco e Ogilvy PR. “Os processos de comunicação nunca foram tão dinâmicos. Estamos vivendo um momento de mudanças que puxam para a pauta temas como a busca pela eficiência, foco e disciplina em uma época com várias frentes sendo abertas”, comenta Sandra.

Outra mudança na ABA foi a contratação de um novo diretor financeiro, Marcio Nery, que passou alguns anos na Unilever. Ele tem o papel fundamental de melhorar e profissionalizar a engenharia financeira da entidade, seus patrocínios, parcerias, processos e contratos.

Importante destacar, também, a reorientação das atividades dos 14 Comitês da ABA, que estão atuando de forma mais integrada, privilegiando assuntos perenes e pontuais que  permeiam o negócio do anunciante. “Os comitês constituem um importante pilar estratégico da entidade. São eles que geram os conteúdos para os diferentes materiais que distribuímos aos associados, além de apoiar a realização dos eventos. E, no dia a dia, a partir das reuniões mensais, viabilizam um dos aspectos mais importantes da ‘vida associativa’, o networking”, ressaltou Campos.

Os comitês, por exemplo, ajudaram o board da associação no direcionamento e planejamento da agenda de eventos para 2015, concentrada em seis grandes eventos em São Paulo, com destaque para o ENA, Encontro Nacional dos Anunciantes, agendado para o dia 10 de junho, e o ABA Summit, para outubro.

Ainda estão programados oito eventos para o Rio de Janeiro e três para Brasília.

Vale destacar também o trabalho de Advocacy, que conta com apoio do Comitê Jurídico e do Comitê de Relações Governamentais. “Sabemos que não apenas no Brasil, mas em todo o mundo, o cerceamento da liberdade de expressão comercial tem exigido atenção das empresas e, obviamente, daqueles que têm como missão defender seus interesses. A ABA, alinhada com a WFA – Federação Mundial de Anunciantes – tem uma posição bem clara: defende a liberdade como premissa elementar das sociedades democráticas, mas reconhece a necessidade das empresas agirem com responsabilidade. Acreditamos na autorregulamentação e fomos parceiros na criação do CONAR ”, argumenta o presidente da entidade.

Nova sede

Localizada no Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, o novo escritório reflete a proposta da nova gestão. Conta com uma estrutura diferenciada, com valorização do open office, que prioriza o contato entre os membros permanentes da entidade, além de ser mais compacto e moderno.

E, assim como a nova sede, a ABA realizou um “extreme make over” na forma de se comunicar com seus associados e com a sociedade como um todo: a Revista ABA passou por reformulações gráfica e editorial; o Portal ABA  foi remodelado com fácil acesso para temas e atividades da entidade; e houve a ativação das redes sociais da entidade com o Facebook, LinkedIn e Twitter, que foi “inagurado” hoje. Clique aqui para conferir.

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Ainda na área de comunicação, destaque para o lançamento da campanha composta por peças criadas pela The Heart Corporation, que colocam em evidência o novo posicionamento da associação, no sentido de “ser referência em comunicação e marketing”.

Revisões

A ABA também concluiu a Revisão do Estatuto Social, a criação do Regimento Interno, do Código de Conduta e do Manual de Governança, feito com o apoio do renomado Demarest Advogados.

Nos últimos meses, o trabalho da equipe resultou na consolidação de parcerias estratégicas da ABA, incluindo Rede Globo, Editora Globo, Grupo RBS, Ibope Media,  TAM, Band, Twitter, Otima, Sky e Record. Destaque também para o apoio conquistado de empresas como Coca-Cola, Brasil Kirin, Ferrero, Unilever, Masterblender e Midea Carrier.

“Reitero que o marketing precisa ganhar mais relevância nas organizações e, para isso, não há outra saída: deve agregar mais valor ao negócio de cada marca, considerando todas as suas dimensões. A necessidade de criar condições para que o marketing amplie sua participação na gestão de negócio das organizações tem colocado a ABA diante de um desafio diário: reforçar sua atuação como agente de transformação e é isso que estamos fazendo”, concluiu Campos.

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