A Geração Millennials vai mudar o mundo?
A geração que nasceu entre 1980 e 2000 chegou ao mercado de trabalho e está mudando o modo como vemos o mundo. Conectada 24 horas por dia, é uma geração que busca seus direitos e tem na internet sua principal plataforma de comunicação. Preocupa-se com questões sociais e mudanças climáticas. Homens e mulheres desta geração sonham ter seu próprio negócio – ou buscam trabalhos flexíveis e que tenham qualidade de vida.
A professora de Mídia e Tecnologia Flávia Gamonar, escreveu recentemente um artigo em seu blog, no qual afirma que os Millenials não vão assistir apenas propagandas, mas esperam interação com elas e conteúdos personalizados. “Eles querem cocriar e podem mudar um negócio da noite para o dia. É uma geração que busca do novo, o prático e o diferente. A ideia não é possuir, mas experimentar e usar um bem como serviço”, disse ela. Uber, Netflix e Airbnb são um exemplo disso.
Sustentabilidade
Durante a Sustainable Brands Rio 2015 – movimento de líderes empresariais interessados em transformar os negócios utilizando a sustentabilidade como grande driver da inovação – 30 jovens acompanharam as discussões da conferência, estudaram os assuntos e apresentaram suas percepções na plenária de encerramento, cujo tema foi: “Como conectar com as necessidades da sociedade”. A iniciativa é resultado de parceria entre a Report Sustentabilidade, a The Mob e a Coca-Cola.
Durante a carta manifesto que foi lida em plenária, os jovens ressaltam que estão preocupados com o futuro do planeta e por isso se engajam em causas ambientais e de sustentabilidade. Eles não acreditam apenas em ações de marketing e pedem transparência e clareza. Trecho do manifesto: “A grande pergunta que fica quando pensamos em sustentabilidade é: por que continuamos construindo um mundo que não queremos e no qual não acreditamos? A intenção é muito bonita, mas, não é suficiente”.
Raquel Rosenberg, coordenadora da ONG Engajamundo e representante do Youth Climate Movement (YOUNGO), que reúne as organizações da juventude em todo o mundo na questão climática, discursou na plenária da conferência do clima de Bonn, realizada em junho de 2015, na Alemanha.
Em seu discurso, Raquel Rosenberg deixou claro que o trabalho não pode parar e a juventude continuará se esforçando para pressionar os governos em torno de ações mais ambiciosas na luta contra as mudanças do clima. É uma geração que não vai deixar que outras pessoas decidam o seu destino e está lutando diariamente para impactar líderes, mercado e sociedade.