Os Comitês são coordenados e promovidos pela ABA e têm a função de analisar, debater, propor soluções e emitir pareceres sobre temas levantados, mensalmente, pelos seus integrantes (executivos de associadas) e pela Diretoria da ABA. Nas reuniões também acontecem apresentações de cases. É por meio desta troca de experiências que muitos projetos, recomendações e documentos de melhores práticas são gerados.
Além de conhecimento, as reuniões possibilitam, aos seus integrantes, a oportunidade de networking e benchmark.
A participação nas reuniões dos Comitês é um benefício disponibilizado às nossas associadas e não há nenhum custo adicional para inscrição de executivos.
Branding & Conteúdo
Presidente Kellen Silverio Diretora de Marketing da Hasbro do Brasil
Vice-Presidente Marcos Sgarbi Líder de Experiência Digital LATAM da 3M
Comitê de Comunicação
Presidente Regina Teixeira Diretora de Assuntos Corporativos da Pepsico
Vice-Presidente Isa Miamoto Coordenadora de Comunicação Externa da Unilever
Consumer Experience
Presidente Betania Gattai Latam Consumer engage Centers Manager da Unilever
Vice-Presidente Ivan Félix Gerente de Atendimento ao Consumidor da Alpargatas
Vice-Presidente Ana Vieira Customer Relationship Manager PL na Kimberly-Clark
Insights
Presidente Candice Pomi Diretora de Pesquisa de Mercado para América Latina da Kimberly-Clark
Vice-Presidente Leandro Delarue Head of Marketing Analytics da Natura
Jurídico
Presidente Mariângela Sampaio Senior Legal Manager na Unilever/Latam Regional Category Counsel
Vice-Presidente Ana Carolina Pescarmona Legal Director Brasil e Latam da Coty
Vice-Presidente Péricles D'ávila Mendes Neto Executive Director (LatAm), Global Public Policy da The Walt Disney Company
Vice-Presidente Eliane Quintella Head of Legal na Danone
Mídia
Presidente Denis Onishi Gerente Senior de Mídia da FCA
Vice-Presidente Marco Frade Head of Media, Digital & CRM para Brasil, Paraguai e Uruguai da Diageo
Vice-Presidente Gabriela Alves Head of Media da Pepsico
Relações Governamentais
Presidente Daniela Rios Diretora de Relações Governamentais e Políticas Públicas da P&G
Vice-Presidente Larissa Moré Head Corporate Affairs Manager Latam da Reckitt Benckiser
Vice-Presidente André Porto Gerente de Relações Governamentais da Coca-Cola FEMSA
Sourcing
Presidente Sheila Vieira Gerente de Suprimentos Indiretos - Marketing e Varejo do Grupo Boticário
Vice-Presidente Carolina Miana Commercial Media da P&G
Vice-Presidente Margarida De Las Cuevas Procurement Coordinator na Unilever
Trade & Retail
Presidente Eduardo Castro Gerente Sr de Trade Marketing – Trade Marketing e Serviços ao Mercado da BASF/Suvinil
Vice-Presidente Thiago Cunha Gerente Nacional de Trade Marketing do McDonald´s
Branding & Conteúdo
Missão:
Elevar o nível do mercado e garantir que todo o investimento em comunicação e mídia seja traduzido em relevância para o consumidor.
Comunicação
Missão:
Inspirar, esclarecer, promover e comunicar conteúdos para que o conhecimento e as iniciativas em sustentabilidade sejam ferramentas para as empresas trabalharem com marketing para transformar. Desenvolver projetos e debater questões que possam melhorar a eficácia das ferramentas de Comunicação Corporativa pra sustentabilidade. A premissa básica de orientação das iniciativas é o entendimento de que a área de comunicação corporativa é estratégica para que as empresas possam implantar a transformação através da transversalidade do tema, fazendo com que sustentabilidade seja mais do que apenas uma tarefa, mas sim uma maneira de promover resultados.
Consumer Experience
Missão:
Atuar como agente fortalecedor das relações consumidor- marca, promovendo troca de experiências e debates, desenvolvendo e disseminando práticas inovadoras, fomentando políticas de relacionamento com consumidores que gerem valor de longo prazo para a sociedade como um todo, e contribuindo assim, com a construção de uma nova visão de marketing para transformar.
Insights
Missão:
Integrar e inspirar profissionais da área de Insights para promover seu desenvolvimento, com o intuito de antecipar necessidades e contribuir para o crescimento da área e de seus profissionais.
Jurídico
Missão:
Discutir e procurar soluções para as iniciativas que ameaçam o direito da liberdade da comunicação comercial. Elaborar pareceres e contratos para facilitar o relacionamento das associadas com suas agências e demais fornecedores que compõem a cadeia do marketing. Dar suporte jurídico às consultas feitas pelos demais Comitês.
Mídia
Missão:
O Comitê de Mídia é destinado a membros comnível sênior (gerência ou superior) de mídia, marketing ou comunicação em suas organizações. Nossa abordagem será sempre holística, neutra de canal e voltada aos temas mais importantes e relevantes para nossos associados e o mercado. Teremos papel de liderança no mercado, dividindo melhores práticas e conhecimento, facilitando discussões e tópicos que apoiem a melhor tomada de decisões sobre a mídia.
O Comitê promoverá um fórum contínuo para que seus membros e organizações possam discutir temas relevantes com seus pares e com convidados externos. O objetivo é direcionar os esforços para iniciativas que sejam transformadoras para o marketing das empresas anunciantes, considerando a relevância da atividade de mídia.
Relações Governamentais
Missão:
Atuar na defesa dos interesses das associadas, perante as funções administrativa, jurisdicional e legislativa do Estado brasileiro e, proativamente, na elaboração de políticas públicas, visando à preservação dos valores constitucionais da livre manifestação de pensamento, da criação, da expressão e da informação.
Sourcing
Missão:
Discutir conceitos, definir melhores práticas e compartilhar informações, otimizando a competência e a sinergia de Compras e Marketing, com visão local, sem perder a perspectiva global.
Alinhado com a nova missão da ABA, “marketing para transformar”, produzir guias que orientem, de forma efetiva, quais os critérios que associados e o mercado devam adotar sobre como comprar melhor para as diversas disciplinas do marketing, identificando oportunidades e trazendo inovações ou novas formas, sempre atendendo a exigência atual do mercado: a necessidade de otimizar adequadamente os investimentos feitos na área de marketing.
Trade & Retail
Missão:
Aprofundar, discutir e compartilhar conhecimento sobre as melhores estratégias do Marketing na relação da Indústria com o Varejo, para atender às necessidades das marcas, produtos, pontos de venda e consumidor.
Discutir sobre o comportamento atual e as tendências do shopper de como ele pensa e age, quais as ferramentas e ações adequadas para melhorar a experiência da compra e a estratégia adequada a cada Canal e região.
Para mais informações entrar em contato com Jéssica Ribeiro, em (11) 3283-4588 ou comites@aba.com.br