sexta, 10 de janeiro de 2025

Natura estreia no entretenimento

Casa Natura Musical abre as portas esta semana em São Paulo, com novos talentos da música e show inaugural de Maria Bethânia

Um espaço exclusivamente dedicado à música brasileira e que ao mesmo tempo preenche uma lacuna no mercado de entretenimento: uma casa de médio porte e flexível. Essa é a concepção da Casa Natura Musical, que abre as portas nesta terça-feira, 9, no bairro de Pinheiros, com um show para convidados no qual se apresentam novos talentos da música nacional e a consagrada Maria Bethânia.

O espaço foi inicialmente pensado pelos empresários Paulinho Rosa e Edgar Radesca, que já têm experiência com espaços de entretenimento na capital paulista, pois são donos, respectivamente, do Canto da Ema e Bourbon Street, e pela cantora Vanessa da Mata, que entrou como sócia da Vivá Cultural. No entanto, dado o perfil idealizado para a nova casa de espetáculos, o trio negociou com a Natura um patrocínio que se mostra mais abrangente que um simples naming right.

A empresa fechou contrato de cinco anos para uso da marca no local, mas também teve voz ativa até no projeto arquitetônico, feito pela Triptyque Architeture, e do design interior assinado pelo Estúdio Penha. Além disso, por tocar há 12 anos o programa Natura Musical, a companhia também atuará na programação da casa, que pretende mesclar as apresentações de artistas já estabelecidos na cena musical brasileira e outros que estão despontando. Dentre o primeiro grupo, Lenine (11 de maio), Baby do Brasil (12 de maio) e Mart’nália (13 de maio) estreiam a programação oficial do espaço. A expectativa é realizar uma média de 150 shows por ano.

“A reflexão sobre ter um espaço começou em 2015, com a comemoração de 10 anos do Natura Musical. Percebemos que já havia um grande legado de fomento à música brasileira, mas ainda uma oportunidade de ampliar o impacto da Natura na cadeia da música e em termos de visibilidade e construção de marca. Chegamos ao projeto por meio dos sócios e foi um casamento perfeito de oportunidades”, conta Fernanda Paiva, gerente de marketing institucional da Natura.

Ao longo dos 12 anos do Natura Musical, houve investimentos de R$ 123 milhões, 51% do montante com verba própria e o resto com leis de incentivo à cultura, com apoio a mais de 1.350 produtos culturais – shows, CDs, DVDs, livros e filmes. Já o investimento isolado na Casa Natura Musical não é divulgado. O local abrigará um café e uma loja Natura, mas esta deve funcionar mais como experiência de marca aos visitantes, uma vez que o estoque no local, por motivos óbvios, será pequeno. Quem quiser comprar terá seu pedido registrado e os produtos entregues em casa.

Ambiente acolhedor

Edgar Radesca define a nova casa como um local que tem dinâmica diferente dos teatros e outras grandes casas de espetáculo, em que a pessoa chega em cima da hora, assiste ao show e vai embora. “Pensamos num espaço mais acolhedor, que tem uma gastronomia, é mais intimista. A pessoa pode chegar antes e sair depois. Ainda no posicionamento, o que ele tem em comum com as outras casas que tocamos é a boa música”, pontua.

A Casa Natura Musical tem três opções de uso: shows com mesas, com capacidade para 500 pessoas; em pé, para até mil pessoas; e uma terceira é a organização de eventos na área externa, para um número maior ainda de participantes.

Questionado sobre a possibilidade de haver outras casas no mesmo estilo em outras cidades do Brasil, Radesca afirma que o modelo pode ser replicado em outros locais. “Está no nosso pensamento fazer em outras cidades, mas seria uma decisão da Natura em primeiro lugar”, afirma. A empresa, no entanto, diz que não há previsão disso no momento. Segundo Fernanda, por ora o objetivo é testar e aprender com o modelo, visto também como uma forma de aproximar a marca do público jovem, da cena urbana e formadora de tendências.

Desde meados de abril, a nova casa de shows está sendo divulgada em abrigos de ônibus, spots de rádio e anúncios nos cadernos de cultura dos principais jornais, além de ativações em digital, feitas pela Eventim  (parceira do projeto na venda de ingressos).

Fonte: Meio & Mensagem

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