quarta, 17 de dezembro de 2025

Gigantes no varejo e na publicidade

O Grupo Pão de Açúcar é o maior varejista em faturamento e estrutura operando no Brasil, segundo a nova edição do Ranking Ibevar.

O levantamento deste ano realizado pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo traz o Carrefour em segundo lugar e o Walmart na terceira posição seguido por Lojas Americanas e Magazine Luiza.

 Neste ano, o levantamento desenvolvido pelo Ibevar listou 120 empresas que representam 30% no total do consumo de bens no Brasil. Tais organizações foram classificadas também segundo a forma de operação: 53% atuam em mais de um canal (lojas físicas, virtuais, etc); 46% em multiformato (diferentes formatos e tamanhos de lojas) e 43% multibandeiras (redes distintas).

Comparando o grupo das cinco maiores com o total das 120, observa-se um aumento de um ponto percentual da concentração. Em 2013, as cinco maiores eram responsáveis por 40% do faturamento total das 120. Já em 2014, esse percentual subiu para 41%.

Uma das novidades deste ano é o Ranking de Eficiência Produtiva, que considera, exclusivamente, fatores como a produção, o número de empregados e o número de lojas. Com base em um método matemático, pôde-se apurar as empresas mais eficientes para cada segmento do varejo.

Já o Ranking Imagético foi elaborado a partir de um processo de levantamento nas redes digitais (Big Data e Data Mining), com aplicação de processos estatísticos de amostragem, com base em opiniões dos consumidores sobre trinta das maiores varejistas brasileiras. As manifestações foram examinadas por meio do Método Linguístico Apropriado.

Leia mais aqui

(Meio&Mensagem 04/09/2015)

 

ABA NAS REDES SOCIAIS

Revistas

Confira as outras edições aqui!
Fatal error: Call to undefined function advads_is_amp() in /home/acervo.aba.com.br/public/wp-content/plugins/advanced-ads/modules/adblock-finder/public/public.php on line 10