Tracanella: 'a tecnologia é que precisa aprender com as pessoas'
E se você recebesse como missão a incumbência de colocar a marca de um banco, que culturalmente tem o estigma de um mal necessário, no coração das pessoas? Durante o MMA Fórum Brasil, que aconteceu nesta semana, em São Paulo, enquanto a maioria dos speakers ressaltou a importância da tecnologia e das tendências em formatos, o superintendente de marketing do Itaú, Eduardo Tracanella, falou sobre a comunicação capaz de engajar as pessoas que estão do outro lado do device.
Além de ter que driblar a comoditização convencional da comunicação no segmento e não ser uma marca tão naturalmente ligada a momentos de lazer e/ou descontração como Mc Donald´s, Nike ou Coca-Cola, por exemplo, o executivo falou sobre o desafio das marcas no novo cenário digital. “É necessário ser mais sedutor que as outras coisas no feed das pessoas, nas conversas de WhatsApp, entre os memes, enfim. É preciso fazer parte da cultura pop”, acredita. Outro obstáculo, segundo Tracanella, é se conectar com o consumidor na hora e no lugar certo. “A conversa da comunicação não é mais baseada no prime time, mas sim no my time para o cliente. A estratégia precisa ser Always on”, acrescenta.
Para o superintendente de marketing do Itaú, outra tendência muito clara no novo cenário da comunicação é a mudança de papel da mídia paga, que não deve ser mais a conversa em si, mas sim uma espécie de aceleradora de conversas. O exemplo? A ação “Leia para uma criança”, que distribuiu mais de quatro milhões de livros em todo o País.
Para o homem do marketing no Itaú, a tecnologia é sim essencial na comunicação de hoje, mas não tem nenhum sentido sem as pessoas. Segundo ele, essa também é a lógica que o próprio banco utiliza ao pensar em seus investimentos na área. O desenvolvimento dos aplicativos da marca, por exemplo, segue essa linha de utilidade e prestação de serviços. “É preciso fazer coisas de verdade. Não são as pessoas que precisam aprender sobre a tecnologia, mas sim a tecnologia é que precisa aprender com as pessoas”, define.
Leia mais aqui
(Adnews 04/09/2015)