Desafio Estadão vai levar 13 profissionais ao Cannes Lions
Quatro campanhas foram vencedoras do Prêmio Desafio Estadão Cannes. Os trabalhos contemplados pelos jurados foram Compre do pequeno negócio, da Lew’Lara\ TBWA para o Sebrae, na área de branded content; Capa pack, também da Lew’Lara\ TBWA para o Café Pelé, na área de indústria; Digitau, da Africa para o Itaú Unibanco, em serviços; e Até quem critica vai se apaixonar, da Publicis Brasil para a General Motos/Chevrolet, em varejo. Os vencedores vão ter direito a passagens e passaporte completo para o Festival Internacional de Criatividade de Cannes, representado no país pelo jornal O Estado de S.Paulo.
O evento será realizado no Palais des Festivals, de 18 a 25 de junho, na cidade que fica no sul da Fran- ça. Além dos 12 vencedores, profissionais das agências e anunciantes envolvidos, o Mídia do Ano, Rafael Amorim, diretor da Talent Marcel, também foi contemplado com a viagem ao Cannes Lions.
É a maior premiação de publicidade brasileira, equivalente a R$ 450 mil, como enfatiza Flávio Pestana, diretor-comercial do Estadão. O título iniciou relacionamento com o festival há 15 anos. O pacote inclui passagens aéreas, hospedagem e a inscrição.
“O Prêmio Desafio Estadão Cannes é importante para lembrar às agências de publicidade que mídia impressa/ jornal deve ser considerada nos planejamentos de comunicação que organizam para seus clientes. Hoje é comum ver campanhas para os meios digital e televisão, mas jornais não são tão lembrados. Outro ponto é a ativação da propriedade de Cannes no mercado brasileiro. E, finalmente, celebrar a criatividade dos profissionais do país”, diz Pestana.
A premiação do Estadão também é colaborativa com o projeto multiplataforma do grupo. Os seus conteúdos podem ser acessados pelo website, smartphones e tablets. As rádios Eldorado e Estadão também viralizam o noticiário e fazem parte da plataforma comercial, que ganhou reforço nos últimos dois anos dos projetos de branded content. Clientes como Siemens, IBM e Sebrae têm aproveitado esse formato, que pode fazer uso dos arquivos ou ter produção inédita sob medida. “O jornal é o protagonista na captação de negócios, principalmente dos segmentos imobiliário, varejo e automobilístico, com 85% do volume. Mas, enquanto o impresso atinge 1,8 milhão de pessoas por mês, os canais digitais impactam no mesmo período mais de 18 milhões. É interessante enfatizar que as ações com conteúdo são as que mais crescem na área comercial. Elas vão além do anúncio”, afirma Pestana, que também destaca o aumento das inscrições para a premiação. “Esse reconhecimento e o prestígio dados pelo mercado nos deixam muito felizes e cada vez mais motivados a continuar fomentando a criatividade das agências e marcas”, finaliza.
(Propmark 10/05/2016)