Comitê de Mídia da ABA se reúne no Twitter
O Comitê de Mídia da ABA realizou nesta quinta-feira (12) sua reunião mensal, na sede do Twitter. O evento faz parte do projeto #abaforadaaba. A presidente do Comitê de Mídia, Erica Campbell, apresentou as novas diretrizes, como a criação de grupos de trabalho e a entrega de um guia geral de recomendações de Mídia Digital. O Comitê também passará a discutir a relação com as agências e os novos desafios do mundo digital, que são: Viewability, Target Verification, Brand Safety, Fraude e Ad Blocking. Também será criado um grupo de trabalho de Mídia Out of Home.
O encontro contou com três palestras. Rodrigo Furtado, Product Marketing Manager do Twitter, falou sobre “Tendências de Vídeo Mobile”; Pedro Silva, Presidente Executivo do IVC (Instituto Verificador de Comunicação), discutiu o Ad Blocking; e Flavio Ferrari, Diretor Geral GFK, abordou o assunto Métricas.
Vídeo Mobile
Em sua palestra, Furtado ressaltou que os vídeos são o negócio do futuro. Hoje, nove a cada 10 usuários assistem a vídeos no celular. E, em 2018, 84% dos internautas vão assistir vídeos nos mais variados dispositivos. “Um vídeo, diversas possibilidades”, destacou Rodrigo. “Cada produção pode ser reaproveitada em vários formatos e em diferentes plataformas”. Opções não faltam: Gift, Scratchreels, Vines, Video promovido, Periscope são apenas algumas delas, enfatizou Rodrigo. Vídeos curtos são mais eficientes. Segundo um estudo do Twitter, três segundos é o suficiente para deixar o recado para a sua marca.
Ad Blocking
Pedro Silva apresentou a nova ferramenta que o instituto desenvolveu em conjunto com a Alliance for Audited Media (AAM), dos Estados Unidos. Chama-se AdBlock Detector e tem como objetivo informar aos publishers sobre o impacto na visualização de campanhas publicitárias em seus sites. “Ele é o termômetro que o mercado procurava porque aponta o tamanho do problema”, diz Silva. “Mas não dá a solução, ela dependerá do que cada publisher decidir fazer”.
No Brasil, 16% das páginas de sites, em média, estão sendo bloqueadas atualmente. Quando se olha por dispositivo, desktops têm 18% de páginas com bloqueadores; e mobiles, de 12% a 15%. “É importante que agências e anunciantes também prestem atenção para saber como isso pode evoluir”, finaliza.
Métricas
Em sua apresentação, Flavio Ferrari, falou sobre a importância da métrica, o padrão de medida desenvolvido para fins específicos que permite a comparação de resultados entre eventos ao longo do tempo. “Métricas de mídia são medidas padronizadas para avaliação comparativa de performance de mídia”, disse Flavio. “São elas que direcionam para onde cada um deve ir”.