domingo, 22 de dezembro de 2024

Olimpíadas, cariocas e digital

O Comitê de Mídia da ABA realizou nesta quarta-feira, 18 de novembro, sua reunião mensal, para a qual foram convidados, pela sinergia de temas, os Comitês de Insights e Branding & Conteúdo. O encontro foi realizado na Infoglobo – SP, dentro do projeto #abaforadaaba, e que teve Felipe Goron, Diretor Executivo Mercado Anunciante da Infoglobo, falando sobre o “Mercado do Rio e o Perfil do Carioca”, e o atual momento da cidade. “O Rio está em evidência, principalmente por conta das Olímpiadas, e em um processo de transformação. É uma cidade em obra, que está se transformando fisicamente. Entretanto, os cariocas ainda não enxergaram os benefícios das mudanças, e acham que as melhorias são para os turistas e estrangeiros, e não para os cidadãos”, disse ele. Com essas modificações, a cidade deixou de ser um polo de indústrias para se tornar um mercado de serviços, que hoje expande-se por outras áreas e não apenas na Zona Sul.  A grande pergunta, segundo Felipe, é: “Como as marcas podem penetrar neste novo ambiente?”.

Apresentou, ainda, uma pesquisa nacional que mostra como os meios digitais estão impactando a vida da classe C. De acordo com os dados, o gap de consumo de tecnologia que havia entre as classes A, B e C não existem mais. Hoje, a classe C utiliza os mesmos aplicativos – WhatsApp, Waze, 99Taxis – e smartphones que as classes mais elevadas. A pesquisa também mostra que os meios digitais são as fontes mais acessadas para buscar informações. No entanto, são muito utilizados para pesquisar preços e produtos, mas não para, de fato, finalizar a compra.

Por fim, Felipe trouxe alguns dados sobre a Infoglobo: o jornal O Globo tem 14 milhões de leitores ao mês (em todas as plataformas – tablets, mobile, redes sociais, impresso) e o jornal Extra têm 18 milhões de leitores ao mês. O alcance dos veículos citados extrapola o nicho do Rio de Janeiro, impactando audiência no Sul e Sudeste do Brasil. O Diretor afirmou ainda que a plataforma mobile vem crescendo exponencialmente, e que o novo produto da Infoglobo é um aplicativo só para mobile, focado em jovens da classe C, onde as notícias são organizadas de acordo com as emoções. Outro produto lançado recentemente é o Estúdio Infoglobo, um núcleo especializado na produção de publicidade nativa, que trabalha com Branded Content.

Além do Digital

Na segunda parte da agenda, o grupo contou com a presença do Adriano Hayashi, Managing Director Brasil da TubeMogul – plataforma de software independente que permite que marcas e agências possam planejar, comprar, medir e otimizar suas campanhas. Adriano apresentou novas ferramentas e possibilidades em mídia programática, na palestra “Programática Além do Digital”. Uma nova plataforma para tentar reduzir o gap entre o online e o off-line, através das ferramentas: Cross Screen Planing e o CMO Dashboard, que trabalham em conjunto para ajudar a planejar uma campanha e mostram alcance, audiência e gastos. “Antigamente comprava-se duas inserções na TV e atingia o Brasil inteiro, hoje a história mudou, há múltiplas plataformas e o consumidor está mais segmentado. É preciso anunciar na TV a cabo, no digital, canais on demand, ter o controle e mensurar todas as telas em todos os formatos”, afirmou.

A reunião foi liderada pelor Alexsander Rocco, Vice-presidente do Comitê de Mídia da ABA e Diretor de Marketing  e Comunicação da SKY.

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