Pesquisa da Secom traça retrato da mídia no Brasil
A Secom – Secretaria de Comunicação Social lançou, no final de 2014, a versão de 2015 da sua pesquisa de mídia sobre os hábitos de consumo da população brasileira. Trata-se de um levantamento bastante abrangente, de caráter quantitativo, considerado um dos principais do país sobre o assunto.
Segundo o levantamento, a televisão segue como meio de comunicação predominante. Foi apurado ainda que o brasileiro já gasta cinco horas do seu dia conectado à internet e que os jornais mantêm-se como os veículos de comunicação mais confiáveis.
O estudo foi encomendado pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (SECOM) para compreender como o brasileiro se informa e foi realizada pelo IBOPE com mais de 18 mil entrevistas.
Sobre o meio digital, um dado interessante captado pelo estudo ao se analisar os hábitos de consumo de mídia é que mais do que as diferenças regionais, são a escolaridade e a idade dos entrevistados os fatores que impulsionam a frequência e a intensidade do uso da internet no Brasil.
Como já vinha sendo esperado, o uso de aparelhos celulares como forma de acesso à internet já compete com o uso por meio de computadores ou notebooks, 66% e 71%, respectivamente.
O uso de redes sociais influencia esse resultado. Entre os internautas, 92% estão conectados por meio de redes sociais, sendo as mais utilizadas o Facebook (83%), o Whatsapp (58%) e o Youtube (17%).
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