OOH pode ser boa alternativa para anunciantes nos Jogos Olímpicos
Ao contrário da Copa do Mundo, em que as marcas estão expostas em placas no gramado, em backdrops e nas arquibancadas, os Jogos Olímpicos são diferente. Neles, a exposição é mais restrita. Marcas não entram nas arenas como no Mundial, por exemplo. Mas isso não chega a ser um empecilho para as empresas que vão patrocinar as Olimpíadas deste ano, no Rio de Janeiro. Além das cotas de TV, a mídia out of home surge como uma boa opção estratégica. E foi justamente a mídia OOH que deu nome ao summit promovido pela Posterscope Brasil, agência especializada nesse segmento e em brand experience que integra a rede Dentsu. Douglas Tsukimoto, diretor de marketing da JCDecaux, acredita que a mídia OOH será uma boa aposta para as marcas durantes os Jogos Olímpicos.
“Os turistas estrangeiros vão circular bastante nas ruas e os brasileiros, por sua vez, têm muito o hábito de assistir aos jogos nas ruas. E tudo isso, não tenho dúvida, vai atrair muito a atenção para a mídia out of home”, garante. A aposta da empresa, que é responsável pelas zonas norte e oeste do Rio de Janeiro – além do Aeroporto Internacional do Galeão –, é que o alcance seja de milhões de pessoas. “A organização está estimando que o Rio de Janeiro vai receber o mesmo número de turistas que a Copa do Mundo recebeu em 12 cidades-sede”, diz. “O Rio deverá receber 1,5 milhão de turistas adicionais”, afirma.
Ainda de acordo com Tsukimoto, as marcas já entenderam a importância da mídia out of home. “Elas, que estiveram presente durante a Copa do Mundo, já perceberam que os resultados apareceram, que houve uma boa visibilidade”.
A Clear Channel é outra empresa responsável pelo mobiliário urbano da cidade que receberá os Jogos Olímpicos deste ano. Para Mônica Lamas, presidente da empresa, todo evento que envolve atletas e jovens pede uma presença forte das marcas. “As pessoas não estarão em casa assistindo televisão, estarão nas ruas. E a mídia out of home vai ser fundamental neste quesito”, conta. A executiva, que também é presidente da Associação Brasileira de Mídia Out of Home.
Ainda de acordo com Tsukimoto, as marcas já entenderam a importância da mídia out of home. “Elas, que estiveram presente durante a Copa do Mundo, já perceberam que os algumas marcas já começaram.
“Muitas já compraram o período pré-olímpico e as ativações estão sendo trabalhadas desde o começo deste ano”, destaca. A Otima desembarca neste ano no Rio de Janeiro. A empresa de mobiliário urbano, que nasceu na capital paulista, chega
à Cidade Maravilhosa, na zona portuária. “Nós demos um passo muito importante, pois entramos em uma das áreas mais comentadas do Rio de Janeiro, onde vai ser realizada a fan fest das Olimpíadas, além de ser um ponto de conexão para os
turistas”, afirma Violeta Noya, presidente da Otima. A área, de cinco milhões de metros qua- drados, que será explorada pela Otima, terá 600 faces – tanto estáticas quanto digitais – e 53 quiosques.
(Propmark 15/02/2016)