sexta, 10 de janeiro de 2025

Agilidade é a base do novo modelo de gestão do grupo gaúcho RBS

Uma  das  empresas de  mídia mais importantes do  país, o  grupo gaúcho RBS iniciou o ano  de  2016 com  uma nova estrutura de   governança  corporativa. Foi criada a  posição de presidente-executivo para as operações de  mídia, cuja  lide- rança foi entregue ao executivo Claudio Toigo   Filho, que ocupava a  vice-presidência de   finanças. Com a nova formulação organizacional, o presidente do Grupo RBS,  Eduardo Sirotsky Melzer, também assumiu a presidência do  conselho de  administração.  Nelson Sirotsky, da família fundadora, que presidia o conselho, permanece apenas como integrante desse núcleo e colaborador estratégico para as questões editoriais e institucionais, mas sem funções executivas.  Toigo  tem a missão de  dar continuidade e fortalecer o trabalho que vem sendo feito nas áreas de  televisão, rádio e  jornal,  compostas por  cinco frentes: conteúdo,  mercado, eficiência, comunicação e gestão de pessoas. Formado em  administração de  empresas, com  MBA pela University of Southern California e cursos na London Business School e  no  Jim  Collins Lab, Toigo  acredita na inovação como forma de crescimento.

“Dentro de um  cenário macro,  enxergamos como oportunidade   reforçar  a   atuação na  área de  mídia. Vamos focar cada vez  mais na nossa atividade  principal. Por  isso  foi criado este cargo. Vamos colocar todo o foco, todo nosso esforço para enfrentar o atual momento, em que a  grande maioria das   industrias vê  um  cenário não favorável, de recessão. Pensar no futuro é  inovar de  forma consistente e  na  direção correta”, afirma.

Toigo reforça que existem virtudes nos  meios tradicionais que ainda são muito relevantes. “Nossas audiências são muito consistentes. Enxergamos o futuro com mais convergência e já  estamos fazendo movimentos de sinergia não só operacionais como estratégicas. Cada vez  mais a  integração será incentivada”, acrescenta.

A  estratégia,  segundo  Toigo,  é continuar avançando nas marcas de  jornalismo, entretenimento e esportes, em  vez  de enfatizar os  veículos. “É  mais importante  o   conteúdo  que a  gente leva   para as  pessoas, do  que o  meio. Afinal, o  meio é  uma forma. Temos equipes capacitadas, mas a gente pode fazer  mais  através  da   inovação.  Que  passa por  uma forma diferente de pensar”, destaca o presidente-executivo.

O propósito da   empresa “é produzir conteúdo de  qualidade, que contribua para a transformação  da   realidade e para a evolução dos  gaúchos e catarinenses” e é nesta razão que, entre as  novidades, estão o lançamento do  ZH Noite, que é  uma segunda edição com  as últimas notícias, e o ZH Tablet, que vendeu três mil  assinaturas em 45 dias. No próximo mês de  março será lançada a edição conjunta   de fim de semana, que vai  unificar a edição de  sábado e  domingo. Também em  março outra experiência inovadora será o Bar  da  Gaúcha, uma ex- tensão da  Rádio Gaúcha, para ficar  mais perto dos   ouvintes. Outro experimento  “na  lógica beta” é a plataforma Octo, que está em fase de implementação.

 

(Propmark 15/02/2016)

 

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