Oi anuncia criação de mega diretoria
Dando continuidade ao plano estratégico de forte controle de custos criado em 2015 pelo diretor presidente Bayard Gontijo, a Oi anunciou na última segunda-feira, 18, uma grande mudança em sua estrutura organizacional com a criação da área de Estratégia e Transformação do Negócio. Entre os projetos prioritários do novo departamento está a digitalização de todos os processos da companhia.
Liderada por Maurício Vergani, que até então respondia como diretor da Unidade de Negócios B2B da Oi, a área reúne as equipes de RH, Comunicação Corporativa, Comunicação de Marketing, Estratégia e Novos Negócios, Relacionamento Digital e Escritório de Transformação.
A nova diretoria faz parte do plano estratégico da Oi, desenvolvido para o período de 2016 a 2018, que prevê, além da digitalização, a expansão da convergência de produtos e serviços, o controle de custos e o fortalecimento da cultura da empresa, focada no cliente externo e interno, de acordo com comunicado da operadora.
Na frente de digitalização, a companhia prevê uma automação dos processos em toda a cadeia de entrega com o objetivo de aumentar a produtividade, reduzir custos, melhorar a qualidade e mudar o modo de se relacionar com os clientes – a partir de agora totalmente digital.
“Este é o projeto mais importante da companhia dentro do plano estratégico 2016-2018 que tem como objetivo impulsionar a transformação do negócio e entregar resultados operacionais e comerciais. Queremos elevar a companhia para um novo patamar de excelência, após trabalhar no ano de 2015 com rigoroso controle de custos”, afirmou Vergani em comunicado.
Com a mudança, passam a responder ao diretor de Estratégia e Transformação do Negócio os diretores Abel Camargo (Relacionamento Digital), Jason Inacio (Escritório de Transformação), Alexandre Sena (Gente e Gestão), Eric Albanese (Comunicação de Marketing), eSuzana Santos (Comunicação Corporativa). Ainda falta a definição do nome do diretor de Estratégia e Novos Negócios.
A diretoria de Comunicação Corporativa, que já era responsável pela comunicação interna, externa (imprensa), patrocínios e eventos, agora também inclui marca – que até então estava sob o guarda-chuva de Varejo. Já publicidade e propaganda estão sob a responsabilidade da diretoria de Comunicação de Marketing.
A partir do plano de controle de custos criado por Gontijo no ano passado a operadora apresentou queda de 7,5% nas despesas operacionais entre janeiro e setembro de 2015 na comparação com o mesmo período do exercício anterior. O EBTIDA de rotina das operações brasileiras atingiu R$ 1,7 bilhão no terceiro trimestre, com aumento de 10,6% em relação ao ano anterior.
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(Jornal da Comunicação Corporativa 20/01/2016)