Landor destaca agilidade de empresas nacionais em estudo
São vários os estudos com o propósito de classificar as marcas mais valiosas, mais lembradas pelo consumidor e assim por diante. Até aqui, no entanto, não tinha se ouvido falar ainda em marcas ágeis, que foi justamente o propósito do estudo conduzido pela agência global de branding Landor, que apresentou na semana passada, em São Paulo, as dez marcas brasileiras consideradas mais ágeis. Fazem parte da lista Skol, Itaú, Ipiranga, Bohemia, O Boticário, Bauducco, Guaraná, Porto Seguro, Riachuelo e Brastemp, que se destacaram em um grupo de 50 anunciantes brasileiros.
“As dez marcas selecionadas são líderes ou referências em seus segmentos, e desenvolveram agilidade ao longo dos anos para crescer, inovar nos negócios e em seus mercados”, afirma Fernando Leira, gerente-geral da Landor. Segundo o estudo da Landor, uma marca ágil é sustentada por seis pilares: princípios, adaptável, aberta, multicanal, responsável e global. “Este é um conceito bem novo, mas algumas marcas, quando começamos a desenvolver a pesquisa, já se demonstravam bem autênticas. Para alguns ainda soa meio esquisito, mas para outros agilidade já faz parte do dia a dia. Com o estudo, a Landor ajuda as marcas a se adaptarem a isso ou a replicarem o que funciona bem”, completa Leira.
O trabalho apresentado é uma adaptação nacional de um estudo global realizado pela Landor, que identificou as 10 marcas mais ágeis do mundo. Na ocasião, a pesquisa foi realizada em quatro etapas e contou com a participa- ção de 80 mil consumidores, entrevista com Millennials, análise de 5.200 marcas e de mais de 4 mil posts nas redes sociais. Entraram na lista Samsung, Android, Wikipedia, Google, Dyson, Apple, YouTube, Microsoft, Ikea e Disney.
Para chegar ao top 10 no Brasil, a Landor avaliou o reconhecimento das marcas com base no BrandAsset®Valuator Brazil (BAV), banco de dados de propriedade da agência, e na pesquisa BrandZ Millward Brown 2014, que mede o valor da marca de acordo com o desempenho de negócios e realiza entrevistas com mais de 2 milhões de consumidores em todo o mundo. Em seguida, a Landor selecionou as marcas que apresentaram crescimento financeiro e de mercado nos últimos anos e verificou aquelas com um ou mais dos seis comportamentos das marcas ágeis em suas iniciativas de comunicação e relacionamento com seus públicos. COMPORTAMENTOS Segundo Leira, uma marca ágil deve responder a seis conceitos, todos analisados para chegar ao resultado do estudo. O primeiro, adaptável, diz respeito à capacidade de uma empresa assumir riscos e aproveitar oportunidades de forma rápida.
Já uma empresa focada em princípios, segundo conceito adotado pelo estudo, é aquela que procura novas formas de entregar valor e garantir relevância, se reinventando sem deixar a tradição de lado. As marcas abertas, por sua vez, são consideradas ágeis porque buscam novas conversas e ideias, seja por meio da comunicação com clientes, funcionários ou parceiros, construindo diálogo e relevância.
Os outros três conceitos que tornam uma marca ágil, ser responsável, global e multicanal, estão relacionados, respectivamente, à capacidade de respeitar a comunidade, meio ambiente, clientes e funcionários; à capacidade de aprender com diferentes mercados para melhor atender à necessidade dos clientes e àquelas marcas que trabalham em todas as plataformas, físicas e digitais, proporcionando experiências aos consumidores. “Os conceitos de agilidade são feitos de forma correta por algumas marcas. Umas são eficientes em um ponto e precisam melhorar em outros. Com a pesquisa, estamos tentando que todos os comportamentos sejam eficientes e as marcas se tornem mais ágeis. É aí que podemos ajudar”, defende Leira. Nesse sentido, a Landor, uma agência global de branding do grupo WPP presente em 21 países, vem atuando no Brasil desde 1990 na construção de marcas ágeis. Além de consultoria de identidade e design, a empresa oferece pesquisas e insights, estratégia e posicionamento, experiência de marca, naming e identidade verbal, digital e mídias sociais.
Propmark 03/03/2016