APP debate papel do líder criativo nas agências
A APP (Associação dos Profissionais de Propaganda) reuniu o mercado para debater o papel do líder na publicidade. Sob o tema Presidente Criativo, foi realizado, na ESPM, na semana passada, o 32º Fórum de Debates da entidade, com a presença dos presidentes Alexandre Gama, da Neogama, Hugo Rodrigues, da Publicis, e Mário D’Andrea, da Dentsu.
“Na minha visão, a expressão ‘presidente criativo’ não representa um cargo, mas uma maneira de empreender”, declarou Gama, que defende a presença da criatividade na base do negócio da agência e no topo do organograma. “Isso faz toda a diferença se você quer ter um negócio criativo. Portanto, é fundamental ter um líder criativo”. Com a mesma opinião, Hugo Rodrigues acredita que a criatividade deve estar em todos os departamentos.
“Não podemos esperar criatividade só da criação. Isso acabou há muito tempo”, ressaltou o executivo, que baseou sua apresentação toda no conceito de Líder Incompleto, de Harvard. “Líderes precisam se sentir incompletos e isso é muito difícil no Brasil, um país que ainda pensa ter o melhor futebol do mundo. O brasileiro é soberbo. Como líder, é preciso se sentir incompleto, só assim é possível ver os seus pontos fortes e também os fracos, para então admitir que você também depende dos outros”, destacou. Também da área criativa, o presidente da Dentsu, que começou como redator, afirma que não esperava chegar ao cargo de liderança. “A gente não pensa muito em se tornar presidente e, sim, em fazer mais e melhor”, lembrou D’Andrea.
“Quando era redator, não pensava muito se o trabalho era considerado criativo ou não, mas sim no que aquele trabalho causava nas pessoas. É por isso que me considero um cara especializado em pessoas e isso é muito importante”, falou. Ao colocar grandes líderes do mercado para debater o tema Presidente Criativo, a APP mostra não apenas a vivência desses profissionais dentro da agência, mas também a importância da criatividade na geração de bons resultados, sobretudo em tempos de crise. “A publicidade tem um papel ainda mais importante para o mercado em momentos de crise econômica. Nosso objetivo é discutir a vivência desses profissionais de criação no caminho para a presidência e ressaltar a importância da criatividade”, destacou o mediador do debate, Renato Pereira, VP da APP.
(Propmark 02/03/2016)