Confiança em propaganda na TV aumenta
A proliferação de mídias online não fez ruir a confiança do consumidor nos formatos tradicionais de publicidade.
Isso é especialmente verdadeiro na América Latina, região onde a confiança nos meios tradicionais se mantém mais alta do que em todas as demais regiões do mundo, segundo o novo estudo “Global Trust in Advertising”, da Nielsen, realizado a cada dois anos. Pelo menos seis em cada dez pessoas entrevistadas dizem confiar na publicidade televisiva (63%), na de jornais (60%) e de revistas (58%), um volume muito significativo.
E, pasmem, são os millenials os que mais confiam na publicidade – inclusive nos meios tradicionais. Um comparativo com a mesma pesquisa realizada em 2013 mostra que aumentou a confiança na propaganda em TV (+1%), enquanto em todas as demais mídias ou houve uma ligeira queda ou se manteve estável.
Por outro lado, a confiança em anúncios em redes sociais e a publicidade mobile, em geral, tiveram uma pequena queda de confiança (-2%), bem como os anúncios em revista (-2%) e os spots de rádio (-3%).
Randall Beard, presidente da Nielsen Expanded Verticals, afirma que a publicidade online vive tempos de questionamento. “Pelo menos um terço das campanhas publicitárias online não funciona. Não cria awareness e nem leva à intenção de compra.
Entender a ressonância da publicidade nas várias plataformas é essencial para conseguir fortalecer as marcas”, conclui Beard.
O estudo foi realizado em 60 países, via 30 mil entrevistas online, e abordou 19 tipos diferentes de mídia em três categorias: paga, espontânea e proprietária, em busca dos formatos que geram mais resultados e têm maior potencial de crescimento porque “falam” mais aos consumidores.
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(Propmark 05/10/2015)