Facebook lança novo recurso voltado a publicitários
O Facebook anuncia hoje o lançamento do terceiro pilar da família Blueprint: a Certificação Blueprint – um programa de credenciamento global do Facebook. Considerado um dos programas de treinamento mais avançados do mercado, ele certifica o nível de especialização do profissional na família de produtos e serviços do Facebook, o que inclui as ferramentas de anúncio do Instagram e Messenger.
No mundo dinâmico do marketing digital, pode ser difícil se manter atualizado sobre todas as ferramentas e oportunidades disponíveis pela família de produtos e serviços do Facebook. Além disso, o Facebook oferece o Blueprint, que é uma plataforma de educação para ajudar os anunciantes a extraírem o máximo das ferramentas de marketing oferecidas. Com mais de um milhão de inscritos, ele tem ajudado profissionais de marketing e empresas – de todos os tamanhos – por meio dos Módulos Online do Blueprint, que são gratuitos e qualquer um pode acessar, e dos treinamentos em primeira mão do Blueprint live, que são realizados presencialmente com agências e chegou ao Brasil no começo desse ano.
A Certificação Blueprint possibilita ao profissional, independentemente do cargo que exerce, ter um melhor entendimento das ferramentas de anúncio do Facebook para maximizar o ROI, além de oferecer às empresas um modo de desenvolver e reter pessoas especializadas nas soluções do Facebook. A Certificação Blueprint não é apenas o mais rigoroso e confiável método de medição dos conhecimentos das competências de propaganda do Facebook, mas é a única oficialmente reconhecida por nós.
Como funciona a Certificação Blueprint?
Atualmente, existem dois caminhos de certificação disponíveis: o Certificado Profissional de Planejamento em Facebook e o Certificado Profissional de Compra no Facebook. Uma vez que o indivíduo tenha selecionado o caminho de certificação desejado, ele também terá a oportunidade de se preparar com o Exame de Competências Gerais de Propaganda. Todos eles foram elaborados seguindo um sistema de entendimento e aplicação das habilidades necessárias. Para a maioria dos casos, os exames podem ser conduzidos com um inspetor online na conveniência e privacidade em suas casas ou no trabalho.
Uma vez que são aprovadas nos testes elas recebem um badge virtual que pode ser verificado online por qualquer um que ele tenha selecionado para compartilhar. O badge, ou crachá, da Certificação Blueprint pode ser publicado no Facebook ou qualquer outra rede social, incorporado em um website e blog ou, até mesmo, em assinaturas de e-mails ou em currículos eletrônicos. A certificação deve ser renovada anualmente para demonstrar uma proficiência contínua e ter uma manutenção do status de certificação conforme a família de produtos e serviços do Facebook evolui.
A Certificação Blueprint está disponível globalmente. Inicialmente, todos os exames estarão disponíveis em inglês, com outros idiomas sendo liberados de forma gradual.
Alguns números sobre a ferramenta
Atualmente, já existem um milhão de usuários que aprendem com o Blueprint. Seu tempo gasto, em média, para cada curso é mais de 20 minutos. Até agora, os cursos mais acessados são o Terminologia do Facebook, Bem-vindo ao Marketing no Facebook, Melhores Práticas para Marcas, Campanhas bem-sucedidas e o Teste A/B. Os países que mais usam a plataforma são EUA, Índia, Brasil, México e Coréia do Sul.
Fonte: Adnews – 13/9/2016