As campanhas olímpicas mais comentadas
Entre os dias 3 e 21 de agosto, a agência nova/sb e a plataforma Torabit, analisaram as postagens em sites e redes sociais do Brasil com as hashtags propostas pelos 17 patrocinadores mundiais e nacionais dos Jogos Olímpicos. O levantamento mostra que a campanha #issoeouro da Coca-Cola ficou no alto do pódio com o maior número de adesões dos internautas brasileiros, representando 24,1% das citações quando computadas todas as aparições de hashtags dos patrocinadores.
A medalha de prata ficou com a Visa Brasil (#Possomais), que conquistou 22,3% no ranking. O bronze ficou com a Nisan, com a hashtag #quemseatreve, com 21,8% das menções.
O estudo também avaliou os perfis que mais postaram e os que mais influenciaram no Twitter. A equipe do canal de televisão SporTV trabalhou bastante durante os Jogos. Líder absoluto em volume, fez mais de 3,5 vezes posts do que o segundo colocado, publicando 10.435 vezes no microblog, alcançando 2.768.618 internautas. O segundo lugar ficou com o perfil Olimpíadas On Fire (2.907) e o terceiro ficou com o perfil do jornal gaúcho Zero Hora (2.773).
Confirma o ranking dos patrocinadores cujas hashtags mais apareceram nas redes durante os jogos:
1. Coca-Cola – #IssoEOuro (24,1%)
2. VisaBR – #PossoMais (22,3%)
3. Nissan – #QuemSeAtreve (21,8%)
4. Bradesco – #AgoraÉBRA (13,1%)
5. McDonald’s – #SaborDaVitoria (10,3%)
6. Claro – #MomentoGigante (3,3%)
7. NET – #MomentoGigante (1,8%)
8. Samsung – #DesafieBarreiras (1%)
9. GE – #OsJogosJaComeçaram (0,8%)
10. P&G – #PGNosJogosOlimpicos (0,7%)
Fonte: Meio&Mensagem – 12/9/2016