Três campanhas brasileiras se destacam em Cannes
Três campanhas brasileiras se destacaram no Festival Internacional de Criatividade de Cannes, até esta quinta-feira (25). No total, o Brasil já conquistou 91 Leões, sendo 13 ouros, 27 pratas e 51 bronzes.
Vamos falar a seguir das três campanhas que receberam mais prêmios. No Meio & Mensagem, você encontra os vídeos e mais informações sobre cada uma delas. Clique aqui.
– “Nivea doll”, da FCB para Nivea
A campanha criou uma boneca que tinha um dispositivo que mudava a cor da pele de vermelho para branco quando aplicado protetor solar. A ação foi realizada no Leblon, no Rio de Janeiro. Foram oito prêmios conquistados – um ouro, um prata e um bronze em Promo, um ouro e um prata em Health&Wellness, um prata em outdoor e dois bronzes em Direct.
– “Mães-seguranças”, da Ogilvy para Sport Recife
A ação da Ogilvy para Sport Recife levou mães de torcedores com histórico de comportamento violento nos estádios para fazer a segurança do estádio, durante uma partida do clube pernambucano. Foram cinco prêmios, sendo um ouro em Outdoor, dois ouros em Promo, um bronze em Media e um bronze em PR.
– Leica Soundlab, da F/Nazca S&S para Leica
A campanha da F/Nazca S&S que comemorou os 100 anos da Leica é um estúdio que não revela imagens, mas os sons de algumas das fotos mais icônicas feitas com uma Leica. Cada faixa coloca as pessoas dentro da cabeça de um grande fotógrafo, no momento em que fez uma grande foto. Gravadas em tecnologia binaural, elas contam o que os fotógrafos teriam ouvido minutos antes do clique antológico. Foram quatro prêmios, sendo doi pratas em Design, com as peças Posters e Records, e um bronze em Design, com Box e um Ouro em Direct, com Box.
Nesta quinta, foi divulgado o shortlist de Film, que conta com quatro trabalhos brasileiros classificados. O resultado deve sair no sábado, dia 27. Dois dos selecionados são da F/Nazca Saatchi & Saatchi. O primeiro é o “Invisible Runners”, criado para a Mizuno, e o segundo é “100”, criado para a Leica, o mais cotado para ganhar Leão nesta edição do Cannes Lions. Os outros são “Ducoco Sport – Gymnastics”, da Mullen Lowe Brasil para marca Ducoco, e “Fato Distorcido”, da AlmapBBDO para a Veja.
Entre os painéis desta quinta, um dos mais importantes foi a apresentação de Jerry Buhlmann, CEO da Dentsu Aegis Network, que subiu ao palco do auditório principal do Palais para o seu painel “Táticas disruptivas. Reinventando o campo de jogo”. A palavra “disruption” é uma das mais repetidas durante o festival. Buhlmann disse que as mudanças na maneira de se comunicar não representam um problema para anunciantes e agências, mas uma oportunidade de criarem novas marcas e produtos de acordo com uma nova mídia social. Ele ressaltou que é fundamental, hoje, ouvir os consumidores. Leia mais aqui.
Em outro evento, Maurice Levy, chairman e CEO do Grupo Publicis, conversou com o produtor e DJ David Ghetta sobre marcas e comunicação. Corajosamente, o DJ Ghetta criticou o trabalho das marcas nas redes sociais e como usam celebridades na comunicação. Ele disse que os jovens não assistem mais TV e enfatizou que quer o mesmo que as empresas anunciantes: expandir, crescer. Seu interesse é fazer co-branding. Unir sua hoje poderosa marca, a outras que façam sentido para ele. Leia mais aqui.
James Murdoch, CCO da 21st Century Fox, foi outra atração. “Somos, essencialmente, uma empresa de criatividade, estamos o tempo todo nos desafiando em direção à inovação. Queremos continuar mudando o jeito de fazer as coisas”, disse ele. Murdoch está em uma das indústrias mais desafiadoras do mundo, que tem de pensar no conteúdo que oferece aos espectadores e como monetizar essa programação, além de cuidar de suas principais marcas, como Fox e National Geographic. Leia mais aqui.
Para mais notícias da ABA sobre Cannes, clique aqui.
Você encontra informações atualizadas de Cannes nos nossos parceiros de mídia Adnews (link) e Meio e Mensagem (link).
O Propmark lançou um hotsite especial para a cobertura de Cannes Lions 2015. Clique aqui para acompanhar as notícias.
Clique aqui para ver a programação oficial do evento (em inglês).