sábado, 11 de janeiro de 2025

O melhor da comunicação integrada

Em apresentação realizada no dia 26 de agosto para os integrantes do Comitê de Comunicação Integrada da ABA, Rafael Sampaio analisou os cases internacionais de comunicação integrada premiados na última edição do Festival de Cannes.


Rafael Sampaio fez no dia 26 de agosto uma apresentação especial para os integrantes do Comitê de Comunicação Integrada da ABA, analisando os cases internacionais de comunicação integrada premiados na última edição do Festival de Cannes.

 

A exposição dos projetos nacionais que se destacaram na premiação ficou a cargo de Rapha Barreto, vp de planejamento da FCB Brasil, que discorreu sobre as campanhas desenvolvidas pela agência para CNA (“Speaking exchange”) e Nivea (“Protection ad”); e Roberto Fernandez, diretor-geral de criação da David, convidado para apresentar as campanhas da Ogilvy (“Bald Cartoons”, do GRAACC, e “Tattoo skin cancer check”, para a marca de protetor solar Sol de Janeiro).

 

Os cases da Leo Burnett (“Bentley burial”, para a ABTO) e da AlmapBBDO (“Kombi last wishes”, para a Volkswagen) foram apresentados por Rafael Sampaio.

 

O encontro do grupo, coordenado por Malu Antonio, presidente do Comitê e gerente de publicidade da Fiat, contou também com a participação de Allan Fonseca, digital marketing & relationship diretor da Coelho da Fonseca, Afonso Champi, diretor de assuntos corporativos Brasil e Conosur da Ferrero, e Marcelo Cavalieri, gerente de comunicação da Syngenta.

 

Em sua palestra, além de destacar as informações pernitentes a cada projeto – enfatizando os resultados obtidos e os caminhos criativos adotados –, Sampaio chamou a atenção para as “lições” que podem ser abstraídas das iniciativas e que podem orientar o desenvolvimento de campanhas efetivamente integradas.

 

Um aspecto que aparece como primordial é a necessidade de se fazer a “integração inteligente”, e não apenas elaborar peças com a “mesma cara”. Para seguir essa premissa, lembrou Sampaio, os gestores devem usar com propriedade cada plataforma e mídia, respeitando suas características. “Cada plataforma e mídia recebe e gera sinergia com as demais”, salientou, observando que também é essencial colocar a excelência de execução a serviço de uma grande ideia e ter uma peça ou ação como “elemento detonador”.

Confira, nos links, os trabalhos destacados por Sampaio:

Ø  “Sweetie”, da Lemz Amsterdam para a ong Terre des Hommes

Ø  “Live test” + “The epic split”, da Forsman & Bodenfords para a Volvo

Ø  “Sorry, I spent it on myself”, da adam&eveDDB para a Harvey Nichols

Ø  “The Scarecrow", da Creative Artists Agency para Chipotle

Ø  “Sound of Honda / Ayrton Senna 1989”, da Dentsu para Honda Internav

Ø  “Magic of flying”, da Ogilvy One para British Airways

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