Confira os primeiros momentos do Esomar 2015
A ABA está acompanhando do 68º Congresso anual da Esomar em Dublin, que reúne a maior audiência internacional de pesquisa para definir e descobrir as últimas revelações em marketing e publicidade.
O congresso está sendo realizado no Centro de Convenções em Dublin, entre os dias 27 e 30 de setembro. São esperados mais de 1000 congressistas, para assistir as mais de 100 palestras programadas para os três dias do Congresso.
O primeiro dia do Congresso foi exclusivo para workshops, destinados a desenvolver as habilidades práticas de pesquisa. Entre eles, destacaram-se o Comunication Insight, um painel interativo que ajudava os participantes a criar pesquisas que gerem maior impacto. O workshop foi ministrado por Lucy Davison, da Keen as Mustard Marketing, UK e Daniel Wain, da Daniel Wain Consulting Ltd., UK. O outro workshop recebeu o nome de Strategic Pricing. Dirk Huisman, da SKIM, Netherlands e Ji-Hoo Dierckx, da Procter and Gamble, mostraram que o preço está diretamente ligado ao comportamento de decisão do consumidor.
O segundo dia de evento foi marcado por palestras, painéis, apresentações de pesquisa e discussões sobre os mais variados temas.
O painel Coming of Age on Screens, com Andy Crysell, Managing Director da Crowd DNA, UK, e Jo Tenzer, Marketing Science Lead do Facebook, UK, trouxe uma nova pesquisa que mostra que os nativos digitais ou a geração Y apresenta uma nova fobia: “o medo de ficar off-line”. Além disso, o Facebook apresentou dados importantes para as marcas. Exemplo: 53% dos consumidores preferem quando as marcas interagem com eles via redes sociais.
A Chance of a Lifetime foi o painel apresentado por Namita Mediratta do grupo de inteligência de mercado da Unilever UK. Ela iniciou a palestra com seguinte pergunta: “O que acontece quando uma empresa não demonstrou crescimento, ou lucro, nos últimos 10 anos? ”. Se você pensou “acaba”, se enganou. Namita apresentou uma pesquisa que possibilitou a empresa reverter o caso.
Sobre a ESOMAR:
European Society for Opinion and Market Research é uma entidade que representa os interesses dos profissionais de pesquisa de mercado em nível internacional. Criada em 1948, o objetivo da ESOMAR tem sido promover o valor da pesquisa de mercado e opinião na tomada de decisão eficaz.
ESOMAR facilita o diálogo com os seus 4.900 membros, em mais de 130 países, através de um programa abrangente de indústria específica e conferências temáticas e publicações. ESOMAR também fornece orientação ética e ativamente promove a autoregulação em parceria com várias associações em todo o mundo.