segunda, 23 de dezembro de 2024

ABA elege Diretoria para o biênio 2016-2018

Neste dia 31 de março, a ABA se reuniu para eleger a nova diretoria e conselho para o biênio 2016-2018. Juliana Nunes, VP de Assuntos Corporativos, Sustentabilidade, RH e Compliance da Brasil Kirin, é a nova presidente da entidade. Ela assume o cargo do até então presidente João Campos, presidente PepsiCo Alimentos, que passa a presidir o Conselho da Associação.

Juliana é a primeira mulher a presidir a associação nos seus mais de 50 anos de história. Formada em engenharia de alimentos, atuou durante 20 anos na Unilever em diversas áreas como desenvolvimento de alimentos, logística, assuntos corporativos e sustentabilidade. Como VP da Brasil Kirin é responsável pelas áreas de relações externas, comunicação corporativa, assuntos regulatórios, entre outros. Ela já faz parte do dia a dia da entidade tanto na diretoria como no Conselho e foi Presidente do Comitê de Relações Governamentais. A chegada de uma mulher à presidência da ABA reflete uma tendência muito discutida no mercado: o ‘empoderamento’ feminino. A ABA é um exemplo de instituição em que o equilíbrio se faz cada vez mais presente: hoje são mais de 15 mulheres no Conselho superior e Diretoria nacional, além de seis na diretoria do capítulo Rio, representando no total quase 50% do quadro.

“Começo com um desafio: manter a excelência da última gestão. Digo isso, porque a ABA se transformou nos últimos dois anos, tanto em governança quanto em formas de trabalho inovadoras. Mas terei a meu lado profissionais experientes, presentes em uma super Diretoria e atuando no Conselho, incluindo toda a equipe de altíssimo nível da ABA”, explica a nova presidente Juliana Nunes.

Nos dois últimos anos, a ABA passou por uma série de mudanças desde o novo caráter dinâmico dos comitês, a criação do Grupo de Líderes e também de novos canais de comunicação com associados e uma nova sede administrativa. Mas o ponto forte foi a valorização do marketing como agente transformador dentro das empresas. “Acredito que o conceito de transformação atingiu todas as áreas de nossa atuação. Prova disso é nossa mais recente iniciativa, a ABAcademy. Nossa ideia é estabelecer parcerias com as principais universidades para a promover cursos nas áreas de Comunicação e Marketing”. O perfil inquieto da gestão do João Campos é partilhado por Juliana, que já adianta que um novo projeto da ABA deve buscar ‘respostas’ para a nova geração Millenium, em um comitê voltado para inovação.

“Era um sonho tornar a ABA um agente transformador. Um sonho abrir novas frentes, aparar arestas, virar exemplo e ser motivo de orgulho para todos nós. Ao final de dois anos, todos os sonhos se tornaram realidade. E, com certeza, não sonhei sozinho. E se eles se concretizaram, devo muito aos meus parceiros de gestão, minha diretoria,  apoiadores, patrocinadores, entidades do mercado, ao meio acadêmico, à WFA, à Sandra Martinelli e sua incansável equipe. E ao conselho da ABA – ao qual agora, nesta fase que se inicia, terei o prazer de presidir”, explica João Campos.

A ABA elegeu, além da presidência, outros cargos de liderança que compõem a Diretoria Nacional e Conselho Superior. A partir deste ano, como 1º Vice-Presidente está Sérgio Pompílio, VP Jurídico e de Assuntos Corporativos da Johnson & Johnson. Eric Albanese, diretor da Oi, reeleito presidente da ABA – Capitulo Rio.

Entre os Vice-Presidentes estão Afonso Champi, Diretor de Assuntos Corporativos – Brasil e Conosur da Ferrero; Antonio Totaro, Diretor de Associações da Ambev; Daniel Aguado, Gerente de Comunicação e Marca da TAM; Nelcina Tropardi, Diretora Legal para PUB (Paraguai, Uruguai e Brasil) da Diageo; Newman Debs, Vice-Presidente Jurídico da Unilever; e Poliana Sousa, Diretora de Marketing da P&G.

Também foram eleitos representantes de outras empresas: Banco do Brasil, BRF, Cargill, Carrefour,

Coca-Cola, Danone, Fiat, JBS, L’Oréal, Mars Brasil, Mastercard, McDonald´s, Mondelez, Natura, Nestlé, O Boticário, Oi, Petrobrás, SECOM-PR, Souza Cruz e Walmart.

Abaixo a lista completa dos eleitos:

ABA – Gestão 2016-2018

 

DIRETORIA E CONSELHO ABA BIÊNIO 2014-2016
 

DIRETORIA NACIONAL

 

CARGO ABA

 

EMPRESA

 

CARGO NA EMPRESA

Juliana Nunes Presidente Brasil Kirin VP Assuntos Corporativos, Sustentabilidade, RH e Compliance
Sérgio Pompílio  1º VP Johnson & Johnson VP Jurídico e Assuntos Corporativos
Afonso Champi VP Ferrero Diretor de Assuntos Corporativos – Brasil e Conosur
Antonio Totaro VP Ambev Diretor de Associações
Daniel Aguado VP TAM Gerente de Comunicação e Marca
Nelcina Tropardi VP Diageo Legal Director for PUB – Paraguay, Uruguay e Brasil
Newman Debs VP Unilever Vice-Presidente Jurídico
Poliana Sousa VP P&G Diretora de Marketing
Adriana Muratore Diretora Walmart Vice-Presidente de Marketing
Denise Figueiredo Diretora Natura Diretora de Marca e Consumidor
Fabiola de Paula Diretora JBS Diretora de Marketing – Industrializados e Suínos
Fabio Letieri Diretor Nestlé Gerente de Public Affairs
Fernando Bomfiglio Diretor Souza Cruz Diretor de Relações Institucionais
Fernando Calia Diretor PepsiCo Vice-Presidente Jurídico e Assuntos Governamentais
Glaucia Gomes Diretora Brasil Kirin Diretora de Marketing Alcoólicos
Grazielle Parenti Diretora Mondelez Diretora de Assuntos Corporativos e Governamentais
Maria Lucia Antonio Diretora Fiat Diretora de Publicidade
Silvana Balbo Diretora Carrefour Diretora de Marketing
Valeria Militelli Diretora Cargill Vice-Presidente de Assuntos Corporativos
Wilson Mello Diretor Danone Secretário Geral
 

CONSELHO SUPERIOR

 

CARGO ABA

 

EMPRESA

 

CARGO NA EMPRESA

João Campos Presidente PepsiCo Alimentos Presidente
Alexandre Bouza Conselheiro O Boticário Diretor de Marketing
Alessandro Godinho Conselheiro SECOM-PR Secretário de Comunicação Integrada
Beatriz Galloni Conselheira Mastercard Vice-Presidente de Marketing – Brasil e Cone Sul
Claudia Lorenzo Conselheira Coca-Cola Vice-Presidente de Relações Corporativas
Gabriela Onofre Conselheira Johnson & Johnson Diretora Global de Marketing
João Branco Conselheiro McDonald´s Diretor de Marketing
João Ciaco Conselheiro Fiat Head de Brand Marketing Communication
Luis Aniceto Conselheiro Banco do Brasil Diretor da Estratégia da Marca
Luís Nery Conselheiro Petrobrás Gerente de Publicidade e Promoções
Maria Elena Lioi Conselheira BRF Gerente Executiva de Mídia Integrada
Paula Costa Conselheira L’Oréal Chief Marketing Officer and Luxe Division General Manager
Rodrigo Tedesco Conselheiro Mars Brasil Corporate Affairs Director
 

PRESIDENTES REGIONAIS

 

CAPÍTULO

 

CARGO NA ABA

 

CARGO NA EMPRESA

Eric Albanese Rio de Janeiro Presidente Diretor de Comunicação e Marca da OI

 

ABA NAS REDES SOCIAIS

Revistas

Confira as outras edições aqui!
Fatal error: Call to undefined function advads_is_amp() in /home/acervo.aba.com.br/public/wp-content/plugins/advanced-ads/modules/adblock-finder/public/public.php on line 10