sexta, 03 de maio de 2024

Comunicado sobre Facebook / Cambridge Analytica

Em relação aos recentes acontecimentos divulgados sobre a proteção de dados pelo Facebook / Cambridge Analytica, a Associação Brasileira de Anunciantes – ABA vem manifestar sua posição:

As mudanças tecnológicas pelas quais estamos passando exigem cautela e atenção em seu uso e achamos importante destacar, que embora o ato ilegal tenha ocorrido, entendemos que essa ilegalidade não partiu do Facebook, ao contrário, a plataforma foi utilizada para que tal fato ocorresse.  Porém, essa fragilidade na proteção dos dados de pessoas e empresas nos mostra a necessidade de uma política de privacidade de dados do Facebook mais rígida para restabelecimento da confiança na plataforma.

A noção de que os dados pessoais podem ser coletados sem que as pessoas saibam ou consintam é completamente errada. A boa notícia é que estamos chegando ao fim da era com a chegada do Regulamento Geral de Proteção de Dados, tema que está na agenda do Comitê Juridico da ABA, e que buscará dar às pessoas o controle de suas identidades on-line.

A World Federation of Advertisers – WFA, entidade global da qual a ABA é filiada e  membro do Conselho Executivo, lançará um Manifesto de Transparência de Dados com o apoio dos principais proprietários de marcas,  apelando para toda a indústria para adotar uma mentalidade de “primeiro as pessoas” em vez de “dados primeiro” – um “grito de guerra” para construir um ecossistema de dados que respeite adequadamente as escolhas do consumidor e seu direito de controlar seus próprios dados.

Afinal, são os investimentos com anúncios de marcas que, em última análise, fortalecem todo o ecossistema de publicidade on-line.

As marcas precisarão desempenhar um papel importante na reconstrução de um ecossistema digital, onde as pessoas decidem com quem compartilham seus dados, quando e como. Sem dúvida, isso levará a grandes reviravoltas na indústria, mas, no final das contas, essa é a única solução sustentável.

A ABA é a voz dos anunciantes e profissionais de marketing do Brasil, representando cerca de 70% dos investimentos com comunicações de marketing, e temos como propósito “Mobilizar o Marketing para Transformar os Negócios e a Sociedade”, num mercado ético, responsável e transparente.

Para a ABA, o respeito é o nosso maior valor, assim acreditamos que os dados de cada pessoa são de sua propriedade absoluta e o cuidado nas transmissões e guarda dessas informações é vital para a evolução e amadurecimento do mercado global.

Fizemos uma conference call, na última quinta-feira, 29.03, com as lideranças do Facebook no Brasil, solicitando que nos explicassem melhor o que aconteceu e que outras revelações podemos eventualmente esperar.

E propusemos uma reunião com nossos associados, em 5/4, na sede da ABA, na qual o Facebook possa explicar os acontecimentos, informar sobre medidas tomadas e responder as dúvidas dos anunciantes.

Com isso, pretendemos manter nosso diálogo construtivo com o Facebook no Brasil para obtermos um panorama de eventuais problemas futuros, a fim de salvaguardar significativamente os interesses dos anunciantes.

Isso significa que o Facebook continua sendo nosso parceiro, que o sucesso deles também pode ser o sucesso das marcas – mas também que precisamos trabalhar juntos em nossos problemas e soluções.

São Paulo, 04 de abril de 2018.
Associação Brasileira de Anunciantes – ABA

Obs.: Este conteúdo foi atualizado em 5 de abril, às 19h53. Conforme programado, Conrado Leister, presidente do Facebook Brasil, visitou a sede da ABA para conversar com nossos associados. Segue abaixo uma galeria com fotos do encontro.

ABA NAS REDES SOCIAIS

Revistas

Confira as outras edições aqui!
Fatal error: Call to undefined function advads_is_amp() in /home/acervo.aba.com.br/public/wp-content/plugins/advanced-ads/modules/adblock-finder/public/public.php on line 10